Economia

Alagoanos pagam maior imposto sobre combustíveis do país, comprova Fábio Costa ao exigir nota fiscal

Ele exigiu a nota fiscal e verificou que pagou 19% de imposto no abastecimento, índice que supera ao praticado em todos os demais estados da Federação

Por Assessoria 27/07/2022 09h09 - Atualizado em 27/07/2022 10h10
Alagoanos pagam maior imposto sobre combustíveis do país, comprova Fábio Costa ao exigir nota fiscal
Vereador Fábio Costa (PP) comprovou, depois de abastecer seu veículo - Foto: Assessoria

Diferente da propaganda enganosa do governador-tampão, Alagoas continua com a maior alíquota de ICMS sobre os combustíveis do país. É o que o vereador Fábio Costa (PP) comprovou, nesta terça-feira (26), depois de abastecer seu veículo com R$ 100 de etanol em um posto da Capital.

Ele exigiu a nota fiscal e verificou que pagou 19% de imposto no abastecimento, índice que supera ao praticado em todos os demais estados da Federação. Mantendo este percentual, o tampão não só afeta diretamente a população como infringe a Constituição Federal, recentemente modificada pelo Congresso Nacional para estabelecer como alíquota máxima de ICMS para produtos essenciais o percentual de 18%.

“Contra fatos não há argumentos. O estado de Alagoas é um dos maiores produtores de álcool e açúcar do Brasil, sendo o segundo maior produtor do Nordeste. Ora, se nosso Estado tem uma abundante oferta de etanol, é natural que tenha um dos valores mais baixos. É a conhecida lei da oferta e da procura. O governador-tampão sabe muito bem disso porque é produtor rural”, afirmou Fábio Costa.

O vereador classificou como falácia e jogo de números as recentes publicações de Paulo Dantas dando conta de que Alagoas seria destaque entre os estados com menor preço médio dos combustíveis.

“Governador, implemente a redução que o senhor anunciou para que Alagoas tenha realmente um dos menores preços de etanol do país. Está muito claro que o senhor mente repetidamente por que acredita que uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade”, criticou.

Na semana passada, o tampão utilizou as redes sociais para anunciar a possível redução do ICMS sobre o etanol para 9%. “A medida ainda não foi aplicada e o governador repete que já reduziu, o que comprovadamente vimos que é uma mentira”, finalizou Fábio Costa.