Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisas da DataSensus
Coligação Pra Frente Alagoas pediu a impugnação da pesquisa por induzir o eleitor a escolher um dos candidatos ao governo de Alagoas
A Justiça Eleitoral de Alagoas reconheceu o pedido da coligação Pra Frente Alagoas para impugnar pesquisa realizada pelo Instituto DataSensus, registrada sob número AL-03256/2022. A decisão foi publicada neste domingo (11), véspera da data que a pesquisa seria divulgada pelo instituto.
Além da suspensão, o juiz desembargador definiu pena de multa diária no valor de R$ 5.000 (cinco mil reais) caso a pesquisa seja divulgada.
Segundo o advogado da coligação, da qual o candidato a governador Rui Palmeira (PSD) faz parte, a pesquisa induz o eleitor a escolher um determinado candidato e não traz informações exigidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
Após análise técnica, o advogado listou os principais erros da abordagem:
1) Ausência de identificação da área das amostragens, não se identificando os bairros. Isso permitiria que a pesquisa fosse feita numa única rua de um bairro de um município do interior, o que acaba permitindo uma amostragem não condizente com a realidade de todo o município pesquisado. A ausência de identificação dos bairros permite gerar essa dúvida e essa obrigação de divulgação é prevista na resolução eleitoral 23.600;
2) A pesquisa não contemplaria aferição para presidente, mas a amostragem é feita com a primeira pergunta feita para Presidente (antes mesmo de perguntar a opção para governador), o que acaba beneficiando os candidatos ao governo que têm ligação com os candidatos Lula e Bolsonaro;
3) Induz, na pergunta sobre segundo turno, dando a entender que o candidato Paulo Dantas já está no segundo turno, pois só tem opções com ele em segundo turno;
4) O nível econômico dos entrevistados é violado, pois apesar do extrato ou resumo da pesquisa dizer que será avaliado a condição econômica do eleitor, a pergunta se dirige à renda familiar.
O advogado destacou ainda que esses são os principais problemas encontrados na pesquisa DataSensus, mas que o documento contém uma série de vícios e falhas na sua abordagem.
Últimas notícias
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Mulher é condenada a 17 anos por tentar matar enteado ao jogá-lo do quarto andar
Homem tenta evitar abordagem da PM, mas é flagrado e preso com arma e drogas em Anadia
Ivete Sangalo surge em hospital com machucados no rosto e relata susto: 'Desmaiei'
Hospital de Emergência do Agreste prepara novo edital do Programa Preparando a Volta para Casa
Polícia Civil intensifica buscas por jovem de 23 anos desaparecido em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
