TSE autoriza envio da Força Federal para prestar apoio durante as eleições em Pilar e Satuba
Decisão foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, autorizou o envio da Força Federal para reforçar a segurança durante o primeiro turno das Eleições 2022 em Alagoas, nos municípios de Pilar e Satuba. As decisões devem ser referendadas pelo Plenário do TSE.
Além dessas, outras 561 localidades em 11 unidades da Federação também receberam este apoio. Com isso, a 8ª Zona Eleitoral terá a sua segurança reforçada, conforme foi solicitado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
Este pedido se deu por conta do intenso histórico de embates políticos e campanhas eleitorais turbulentas registradas nesses municípios.
Agora, o reforço dado pela federação juntará os seus esforços com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) para garantir a segurança e a tranquilidade durante o processo eleitoral marcado para acontecer no dia 2 de outubro de 2022.
Previsão legal
A possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais pelo TSE está prevista na legislação desde 1965. O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”.
De acordo com a regra prevista na Res.-TSE 21.843/2004, o TSE pode requisitar o apoio para garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados. Para tanto, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência da Secretaria de Segurança dos respectivos estados.
Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
