Lubrificantes distribuídos pelo SUS são política pública de prevenção a DSTs
Lubrificante diminui atrito durante a relação vaginal ou anal e facilita a penetração

O gel lubrificante virou polêmica na última semana na Argentina após a compra e distribuição pelo governo. No Brasil, eles são adquiridos pelo Ministério da Saúde através do SUS, enviados aos Estados que repassam para os municípios, e estes distribuem nos postos de saúde assim como os preservativos masculinos e femininos.
O item desempenha importante papel na prevenção combinada contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e não é apenas utilizado para aumentar o prazer, mas diminui o ressecamento e o atrito reduzindo assim as dores e lesões durante o sexo.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que faz parte do elenco do SUS a distribuição de preservativos masculinos e femininos, bem como, de lubrificantes. Eles são adquiridos pelo Ministério da Saúde, enviados aos Estados, que repassam aos municípios para distribuírem nos postos de saúde.
De acordo com o especialista em ISTs, e infectologista Vinícius Borges, o lubrificante diminui atrito durante a relação vaginal ou anal e facilita a penetração podendo diminuir a chance de micro sangramentos, micro fissuras e rompimento do preservativo.
Vale ressaltar que somente o lubrificante não é um método de prevenção, é preciso aliá-lo ao uso do preservativo para prevenir infecções sexualmente transmissíveis.
Além disso, não é todo o lubrificante que pode ser combinado com a camisinha. Lubrificantes que têm como base derivados do petróleo podem facilitar no rompimento da camisinha. O recomendado é utilizar lubrificante à base de água ou de silicone.
O preservativo de látex que é distribuído no SUS deve ser utilizado somente com lubrificantes à base de água. Já as substâncias oleosas como o óleo de côco, vaselina e outros podem ser utilizadas, porém com preservativos à base de silicone.
Últimas notícias

Produtora que criou hino nacional em gênero neutro na campanha de Boulos faturou mais de R$ 1,2 milhão com o PT

Idoso de 81 desmaia em via pública e é socorro pelo Corpo de Bombeiros, em Arapiraca

Professora do curso de Pedagogia da Uneal Arapiraca morre neste sábado (16)

Polícia Civil inicia investigação da morte de Edson Guilherme, assassinado no bairro Primavera em Arapiraca

Mounjaro: medicamento para diabetes e obesidade chega ao Brasil e levanta debate sobre uso estético

Tiroteio em restaurante em Nova York deixa três mortos e oito feridos, diz polícia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
