Prazo para pagar IPTU 2023 com desconto termina nesta terça (28); veja como emitir as guias
Desconto de 15% na cota única é um dos três mais vantajosos entre as capitais brasileiras
Os contribuintes maceioenses têm até esta terça-feira (28) para aproveitar o desconto de 15% na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023. Para garantir o benefício é necessário emitir o boleto pelo site da Prefeitura de Maceió (clique aqui), usando o número de inscrição do imóvel.
A emissão pelo site libera uma sequência de código de barras que pode ser copiada e colada, facilitando os pagamentos em aplicativos bancários.
Os contribuintes também podem receber apoio para emitir a guia de forma presencial. Até terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Economia (Semec) irá atender em um horário especial, das 8h às 16h, na sede, na Rua Pedro Monteiro, 47, no Centro, e nos postos da Semec dos shoppings da capital (Maceió, Pátio e Farol). O atendimento com horário estendido vale apenas para a emissão do IPTU 2023.
Na sede do órgão, o contribuinte poderá utilizar computadores e impressoras para a emissão da guia de forma autônoma. Caso necessite de ajuda, basta solicitar o atendimento em um dos guichês. A recomendação é que os interessados levem os documentos do titular do imóvel ou o número de inscrição imobiliária, que pode ser encontrado em boletos e carnês de IPTU de anos anteriores.
Este ano, a Semec não fará a entrega dos carnês de pagamento às residências da capital. A medida visa trazer mais economia nos custos, mais acessibilidade e reduzir o impacto ambiental nas confecções dos carnês. Com isso, a guia digital é a única forma de garantir o desconto de 15% oferecido pela Prefeitura.
O IPTU é um imposto municipal que arrecada recursos destinados a obras e políticas públicas que beneficiam toda a população e que atendem as áreas da saúde, educação, infraestrutura e oferta de serviços.
O não pagamento do tributo pode levar a inscrição em dívida ativa e, com isso, trazer sérias consequências para o titular do imóvel, como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.
Últimas notícias
Homem é preso com cocaína após denúncia de usuário em Teotônio Vilela
Jovem fica ferido em colisão envolvendo dois carros e uma moto em Maceió
Bolsonaro está deprimido e ansioso por conta dos soluços, dizem médicos
Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros nos cinemas
Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro para esta quinta (25)
Motociclista fica ferido após colisão com carro de luxo em avenida de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
