AL é um dos cinco estados do Nordeste em que a cannabis medicinal é legalizada
A planta Cannabis Sativa L. é usada no tratamento de diversas doenças psiquiátricas e neurodegenerativas, tais como Parkinson e Alzheimer
Popularmente conhecida como maconha, a planta Cannabis Sativa L., um composto a base de canabidiol e THC, é uma alternativa para o tratamento de diversas doenças psiquiátricas e neurodegenerativas, tais como Parkinson, Alzheimer, Epilepsia Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras.
No Brasil, o uso da cannabis medicinal ainda não é legalizado, uma vez que não existe uma lei federal sobre o tema, mas dez estados e o Distrito Federal já aprovaram a legislação por meio de suas respectivas assembleias legislativas. Por outro lado, nas 16 unidades da federação (UFs) restantes o processo ainda está em tramitação.
Alagoas é um dos cinco estados do Nordeste onde o uso voltado para a saúde é legalizado, juntamente ao Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. A única região que não possui UFs onde a cannabis é legal é a Norte, onde os projetos de lei ainda tramitam.
Os dados foram apurados pelo portal Brasil em Mapas, até o último dia 3 de abril. Os demais locais onde o uso é permitido são no Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
De autoria do então deputado estadual Lobão (MDB), o PL foi promulgado na Assembleia Legislativa do Estado no dia 9 de novembro de 2022. A lei foca no acesso universal ao tratamento de saúde e no fomento à pesquisa científica sobre o uso medicinal e industrial.
O material é distribuído aos pacientes com laudo, prescrição médica e um atestado comprovando que a pessoa não tem condições de comprar a medicação. Vale ressaltar que apenas médicos especializados na área de neurologia (como neurocirurgia e psiquiatria) poderão prescrever o canabidiol.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
