Projeto de Lei Mônica Cavalcante visa criar a “Semana de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo”
O PL protocolado na Casa Tavares Bastos tem o objetivo de incluir ações para a quebra do ciclo de violência doméstica
A Deputada Estadual, Gabi Gonçalves, protocolou nesta quinta-feira (22), o Projeto de Lei Mônica Cavalcante na Assembleia Legislativa de Alagoas. O PL tem o objetivo de incluir a “Semana de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo” no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Alagoas, para promover a reflexão e fomentar o debate sobre os relacionamentos abusivos, assim como seus reflexos para os envolvidos, suas famílias e para a sociedade.
“Durante essa semana o Poder Público Estadual irá desenvolver ações para a conscientização da população, com palestras, audiências públicas, seminários e todos os meios possíveis para a disseminação da informação. Para que possamos enxergar as ações mascaradas por falsas gentilezas e cuidados, para que mais mulheres possam falar sobre sua dor e entender que não é errado pedir ajuda”, justificou a parlamentar.
O projeto leva o nome de Mônica Cavalcante, uma jovem mulher de 26 anos, assassinada a tiros pelo próprio marido, no sertão de Alagoas, em São José da Tapera, no último final de semana. A vítima havia deixado um vídeo no celular onde descrevia o relacionamento abusivo de 10 anos.
A Deputada Estadual também agradeceu e salientou a importância da aprovação em 1º turno do Projeto de Lei Nº 243/2023, que reserva 5% das vagas de empregos para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas empresas prestadoras de serviços no Estado de Alagoas. Aprovado na quarta-feira (21), o PL irá auxiliar no emprego de diversas mulheres que se sentem coagidas a continuarem com seus agressores pela perda do sustento, fortalecendo a autonomia financeira e consequentemente emocional.
“A informação é o primeiro passo para romper uma relação abusiva. Entender e acabar com a negação, saber que sair pode ser desafiador, mas não é impossível. O segundo passo é buscar possíveis caminhos para se desligar dessa relação, como recuperar a autonomia financeira. Por isso, esse PL é uma ferramenta crucial na luta para romper o ciclo de violência e criar um futuro mais seguro, digno e igualitário para todas as mulheres.” declarou Gabi Gonçalves.
A Parlamentar finalizou seu discurso na tribuna do Plenário, repetindo as palavras da vítima de feminicídio: “ ‘Se você tiver passando por esse momento, não aceite. A gente merece ser feliz. A gente merece ter felicidade e paz. Não é culpa sua se você tiver passando por esse momento de relacionamento abusivo’. Denunciem qualquer tipo de violência e se protejam”, encerrou.
Últimas notícias
Segunda noite da Romaria de Frei Damião faz sucesso com show da cantora Adriana Arydes
Sesau lança Carreta da Saúde no município de Santana do Ipanema
SSP representa Alagoas no Consórcio Nordeste e reforça apoio à PEC da Segurança
Educação ambiental: mutirão de limpeza mobiliza voluntários na praia da Pajuçara, em Maceió
Carro derruba puxadinho de casa e motorista foge após batida, em Arapiraca
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em plantação em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
