Câmara aprova e influencers do Youtube e Tiktok podem ser taxados em 4%
Projeto de Lei também chamado de "PL da Netflix" estabelece que criadores de conteúdo de redes sociais como Youtube e Tiktok contribuam com 4% sobre seus faturamentos brutos

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 8889/17, conhecido como "PL da Netflix", que visa regulamentar serviços de streaming. No entanto, além de impactar o setor de streaming, o projeto pode ter consequências para os criadores de conteúdo em redes sociais, como YouTube e TikTok, que agora podem enfrentar uma taxa de 4% sobre o faturamento.
O PL da Netflix, proposto em 2017 pelo deputado Paulo Teixeira, busca regulamentar o fornecimento de conteúdo audiovisual por demanda. O projeto impõe obrigações às plataformas de streaming, incluindo a inclusão de um percentual de conteúdo nacional em seus catálogos e a destinação de 5% do faturamento bruto para produções "independentes".
Impacto para Influencers
Embora o projeto não mencione diretamente influencers ou sistemas de publicidade como o AdSense, as mudanças regulatórias podem ter implicações na estratégia de conteúdo das plataformas.
O YouTube, Meta (Facebook) e TikTok são mencionados como alvos do projeto, o que poderia resultar em multas e suspensões do credenciamento para as empresas que não cumprirem as obrigações.
A proposta de taxação de 4% do faturamento bruto pode afetar diretamente os criadores de conteúdo, pois as plataformas podem repassar esse custo, impactando as estratégias de monetização, incluindo o popular programa AdSense do Google, que remunera produtores de conteúdo na internet.
O AdSense permite aos criadores ganhar dinheiro com publicidade em seus vídeos ou sites, e pode ser indiretamente afetado. Mudanças nas regulamentações podem influenciar a promoção e monetização de determinados tipos de conteúdo nas plataformas, potencialmente reduzindo as receitas do AdSense.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
