“CPI da Braskem chega à mesma conclusão do nosso trabalho”, diz Leonardo Dias
Declaração foi dada em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Maceió
Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Maceió (CMM), o vereador Leonardo Dias (PL) repercutiu a recente posição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem no Senado, que ratificou o trabalho realizado pela Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS) em 2022.
Dias, que foi o propositor e presidente da comissão na CMM, enfatizou o apelo feito pelos membros da CPI no Senado para a realocação dos moradores da região dos Flexais, confirmando uma demanda que já havia sido levantada pela CEPBAS.
"Ontem a CPI da Braskem no Senado visitou os bairros em afundamento de solo de Maceió e dois anos e três meses depois chegaram à mesma conclusão que a CEPBAS alcançou. Em fevereiro de 2022, encaminhamos uma correspondência ao MPF solicitando a realocação dos moradores dos Flexais, mas até hoje aquelas pessoas ainda continuam lá", destacou Dias.
"Sinto-me bastante tranquilo, pois durante o mandato da comissão realizamos um trabalho de excelência, e esta posição da CPI apenas ratifica o que afirmamos há dois anos", complementou.
Durante seu pronunciamento, Dias abordou a declaração da CPI de que as áreas evacuadas não podem ser propriedade da mineradora. Ele ressaltou uma legislação de sua autoria que proíbe a utilização dessas áreas em afundamento de solo pela Braskem.
"Espero que possamos garantir o uso apropriado desses locais. Eles declararam que tais áreas não podem ser da Braskem. O mínimo que podíamos fazer foi estabelecido através de uma lei de minha autoria, que veta a emissão de alvarás para construções nessas regiões até que a questão do Plano Diretor seja resolvida", prosseguiu.
Por fim, Leonardo reafirmou seu compromisso de continuar lutando por justiça para os maceioenses que foram obrigados a deixar suas casas devido ao desastre ambiental causado pela mineradora.
"Estarei sempre engajado na luta para que essa área seja devolvida à população como espaços públicos. Não podemos permitir que a memória dessas pessoas seja desrespeitada pela Braskem", concluiu.
Desde o início de seu mandato, Leonardo Dias tem sido um defensor ativo dos moradores afetados pelo afundamento de solo em Maceió. Em 2020, ele propôs e presidiu a Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS). O vereador também intermediou junto ao Executivo Municipal uma atualização na lei 6.900/2019, estendendo isenções fiscais aos residentes das áreas afetadas, incluindo também as localidades vizinhas.
Veja também
Últimas notícias
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Toffoli mantém participação de diretor do Banco Central em acareação do Master
Após transferência ao DF, Silvinei já está preso na Papudinha
Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Mulher morta a facadas na Ponta Verde era natural de Arapiraca
[Vídeo] Caminhão dos Bombeiros capota e deixa três militares presos às ferragens em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
