Justiça

Judiciário capacita famílias para adoção durante 13º Encontro, realizado em Maceió

Curso é uma das etapas obrigatórias para habilitação de famílias

Por 7Segundos com Assessoria 25/05/2024 15h03
Judiciário capacita famílias para adoção durante 13º Encontro, realizado em Maceió
Cerca de 50 pessoas participaram de capacitação - Foto: Assessoria

No Dia Nacional da Adoção, celebrado neste sábado (25), cerca de 50 pessoas foram capacitadas para adotar uma criança. O curso para pretendentes à adoção foi promovido pela 28ª Vara Cível da Capital - Infância e Juventude, durante o 13º Encontro Estadual de Adoção, no Maceió Shopping.

Robson e Laila Costa formam um dos casais participantes. Eles que sempre vivenciaram sobre o processo de adoção de perto, por terem irmãos adotivos, deram entrada no processo de habilitação este ano e já esperam ansiosos pela chegada de seus filhos.

“A adoção sempre foi uma opção para nossa família, independente do diagnóstico de infertilidade que é o meu caso. Eu e meu esposo temos três irmãos adotivos e a nossa decisão foi mais na perspectiva de quando nós daríamos entrada no processo”, ressaltou Laila.

Robson contou que desde que decidiram pela adoção há uma consciência sobre as etapas que envolvem a chegada de uma criança na família.

“Sempre compartilhamos que filho seja do coração ou biológico ele traz toda movimentação para a família, traz amor, afeto. Estamos aqui neste processo de preparação, que é uma gestação mais longa, mas temos essa consciência de todo o processo e acreditamos que nossos filhos estão a caminho”.

Preparação

Jussara Pacheco, assistente social e coordenadora da equipe técnica da 28ª Vara, explicou que o curso é uma das etapas obrigatórias para quem deseja adotar uma criança de forma legal.

“Não estamos aqui para ensinar as pessoas a serem pais e mães. O curso tanto é obrigatório, por estar previsto em lei, como também é uma necessidade para esclarecer diversas questões, além de enfatizar a importância das famílias prosseguirem com a adoção de forma legal”.

O curso contou com a abordagem acerca do Sistema Nacional de Adoção (SNA), aspectos jurídicos, aspectos psicológicos, busca ativa e a apresentação do projeto ‘Adoções Possíveis’, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que divulga a temática da adoção tardia.

A assistente social explicou que o processo de habilitação à adoção conta com as etapas de estudo social, estudo psicológico, visitas domiciliares e o curso.