Filiado ao PT, Jean Wyllys defende candidatura de Simone Tebet em 2026
Ex-deputado é filiado ao PT, mas defende que o partido deixe de ser protagonista na próxima eleição

O ex-deputado federal Jean Wyllys, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2021, surpreendeu ao defender, publicamente, a candidatura da ex-senadora e atual ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), à Presidência da República nas eleições de 2026.
Em entrevista ao canal Futeboteco, no YouTube, Wyllys, que é jornalista, professor e foi filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) antes de ingressar no PT, entre 2009 e 2021, afirmou que é contra uma eventual candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição daqui a 2 anos.
“Eu acho que era hora de o PT sair do protagonismo e vir para a retaguarda, se tornar coadjuvante, apostar no nome de Simone Tebet como cabeça de chapa”, disse o ex-deputado na entrevista. “Eu acho que o Lula não deveria se candidatar em 2026. Já deu”, completou Wyllys.
Ainda segundo o ex-deputado, a chapa ideal para representar o atual governo na próxima eleição presidencial seria composta por Tebet, como candidata à Presidência, e Silvio Almeida, atual ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, para vice – com o apoio de Lula, mas sem a participação direta do presidente da República.
“É difícil eu dizer isso, até porque eu vou ser xingado. O lulismo é uma coisa muito doida, o lulismo, às vezes, não é muito crítico. Eu acho que Lula pode ser cabo eleitoral”, afirmou Wyllys.
“Acho que a Simone, muito mais que a Marina [Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima], dialoga muito mais com mais setores. E a Simone integra o atual governo. Mas isso implicaria o PT largar o osso, e o PT não é um partido que largue o osso, lamentavelmente”, criticou o ex-parlamentar.
“Lula tem sua vaidade. Lula é maravilhoso, eu amo o Lula, amo, mas Lula é vaidoso. Lula não gosta de outras lideranças perto dele. Ele tem a vaidade de ser o ‘super leão’ que está aqui”, prosseguiu Wyllys. “Então, novas lideranças também não brotaram porque o PT fica no lulismo, e a gente precisa entender que Lula não é eterno.”
Veja também
Últimas notícias

Tentativa de homicídio é registrada em Messias; autor é preso após confessar o crime

Fã alagoano que levou ‘bolo’ de Gaga em 2017 vai a Copacabana com pulseira do Rock in Rio

Câmera flagra perseguição a jovem que morreu após supostamente trocar tiros com a PM

Wesley Safadão divulga show de São João no Rancho do Maia

Polícia Militar emite nota oficial para esclarecer morte de adolescente em Palmeira dos Índios
Bolsonaro recebe alta de hospital após 23 dias internado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
