Polícia

Criança de 4 anos morre após passar mal em escola de Maceió; IML aponta possível intoxicação

Anthony faria cinco anos no dia 28, um dia após seu falecimento

Por Wanessa Santos 29/05/2024 10h10 - Atualizado em 29/05/2024 10h10
Criança de 4 anos morre após passar mal em escola de Maceió; IML aponta possível intoxicação
Substância estranha foi encontrada no estômago de Anthony Levy - Foto: Arquivo Pessoal

Um criança, de apenas 4 anos, morreu na última segunda-feira (27), após passar mal no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), escola onde estudava, localizado no bairro São Jorge, em Maceió. A criança foi socorrida e levada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, mas não resistiu.

O Instituto Médico Legal de Alagoas (IML/AL) informou que, após a necropsia feita no corpo da criança, foi levantada a suspeita de morte por intoxicação, devido a presença de uma substância estranha encontrada no estômago de Anthony Levy. Em nota, o IML informou, ainda, que o material foi coletado e enviado para análise no Laboratório de Toxicologia do Instituto de Criminalística, o que deverá apontar a causa da morte da criança.

Anthony, que faria cinco anos nessa terça-feira (28), um dia após seu falecimento, chegou na escola bem, segundo relato do pai da criança, que foi quem o levou naquele dia. “Ele acordou, primeiro do que eu, e me chamou. Aí disse: ‘papai, tá na hora de ir para escola’, eu disse: ‘tá certo’, e desci com ele. Dei banho nele, tudo direitinho, ajeitei ele, e a gente foi para a escola”, conta.

O pai do pequeno Anthony relembra que, no momento em que deixou o filho na escola, ele estava alegre e feliz. A mãe da criança informou que o filho não tinha nenhum problema anterior de saúde, que era uma criança saudável.

A diretora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Maceió explicou que a professora agiu de acordo com os procedimentos corretos diante do caso, afastando suposta negligência por parte da escola. Ela conta que Anthony chegou a participar de uma atividade pedagógica junto com outras crianças, e, após relatar estar se sentindo mal para a professora, essa comunicou a coordenação pedagógica do CMEI e a diretora, que prontamente realizaram o socorro da criança.

Anthony foi levado até a UPA no bairro Jacintinho, mas, infelizmente não resistiu e veio à óbito.

A Policia Civil de Alagoas informou que irá esclarecer todos os procedimentos que deverão ser tomados para a realização das investigações do caso do pequeno Anthony, durante uma coletiva a ser realizada ainda nesta quarta-feira (29), a partir do meio dia.

Confira na íntegra a nota do IML


Em relação ao exame cadavérico realizado no corpo do menino Anthony Levy Nascimento dos Santos, de 4 anos, com suspeita de morte por intoxicação, a chefia especial do Instituto Médico Legal Estácio de Lima informa que durante a necropsia foi encontrado no suco gástrico uma substância estranha ao corpo, que foi coletada e será encaminhada para análise no Laboratório de Toxicologia do Instituto de Criminalística. A causa da morte da criança será confirmada após o resultado desse exame complementar.

O que diz a Semed:

Consternada, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) lamenta profundamente o falecimento, na manhã de segunda-feira (27), de Anthony Levy Nascimento dos Santos, de 4 anos, matriculado no CMEI Paulo Freire, localizado no Sítio São Jorge.

Anthony estava no CMEI quando passou mal e prontamente foi socorrido por professoras da própria unidade, para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próxima, do Jacintinho, onde chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu.

A equipe da Semed acompanhou a família de Anthony desde o início, tanto na UPA, quanto no Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e, nesta terça-feira (28), no Instituto de Medicina Legal (IML), onde foram realizados exames para identificar a causa desta tragédia. Os laudos devem ficar prontos em duas semanas.

A Semed se solidariza com os familiares e reforça que segue à disposição, dando todo o suporte necessário.