AL registra cinco mortes por dengue em 2024; novo óbito está sendo investigado
Em comparação com o mesmo período do ano anterior (2023), os números representam um aumento de 207,6%

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) divulgou, nessa quarta-feira (05), o Boletim Epidemiológico com os dados atualizados dos casos de dengue em Alagoas. Até a agora foram confirmados 6.018 casos de dengue, com cinco óbitos confirmados e um sexto sob investigação. Ao todo foram notificados 10.827 casos em Alagoas.
Desse número de registros, 3.639 casos foram descartados como sendo dengue e outros 1.170 aguardam confirmação. Os óbitos confirmados por dengue no estado ocorreram nos municípios de: Atalaia (1), Viçosa (1), Porto de Pedras (1), Rio Largo (1) e Maceió (1).
Em comparação com o mesmo período do ano anterior (2023), os números representam um aumento de 207,6%. No mesmo período do ano passado, foram notificados 3.520 casos, destes, 2.176 foram confirmados e 1.344 descartados.
O Ministério da Saúde tem adotado o conceito de caso provável para divulgação dos dados epidemiológicos. Define-se como caso provável todo aquele notificado como suspeito, excluindo-se os casos descartados. Em 2023, foram classificados 2.176 casos como prováveis entre as semanas 1 a 22. No ano de 2024, observa-se um aumento de 230,3% nos casos prováveis de dengue, totalizando, até a tabulação do dia 03 de junho, 7.188 casos prováveis até a semana 22.
Em Maceió, de acordo com Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capital registrou 2.482 casos prováveis de dengue com 2.297 confirmações.
Sintomas
O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito da espécie Aedes que também são responsáveis pela transmissão da chikungunya, febre amarela e Zika. Os principais sintomas são: febre, dores de cabeça e nos olhos, dores musculares e nas articulações. Vale ressaltar que em casos de suspeita de dengue é importante procurar uma unidade de saúde para a realização do diagnóstico e prescrição de tratamento adequado.
Veja também
Últimas notícias

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio em Girau do Ponciano e apreende materiais ilícitos

Pastor André Valadão e esposa lamentam a morte do sobrinho de 21 anos: 'Perdemos um filho'

Programa Saúde Até Você leva atendimento para Major Izidoro e Olho D’Água das Flores

Daniel Barbosa reage à taxação de Trump: “Brasil não aceitará chantagens e pressões desleais”

Homem é preso por homicídio, tentativa de homicídio e violência doméstica em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
