Defensoria Pública garante cirurgia cerebral para idosa através de atuação extrajudicial
Mais de 50 pacientes obtiveram transferência hospitalar neste ano, em razão da atuação da Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) garantiu a transferência e a realização de uma cirurgia cerebral para uma senhora idosa, que aguardava pelo procedimento desde o início deste mês. A transferência foi assegurada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) nessa segunda-feira, 17, para o Hospital do Coração, já com a data da cirurgia agendada.
Conforme a Coordenadora do Núcleo da Fazenda Pública – Seção de Saúde Pública, Manuela Carvalho de Menezes, a família da paciente buscou o auxílio da Defensoria Pública no último dia 12 de junho, relatando que a idosa estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE) desde o último dia 5 de junho, aguardando pela transferência e liberação de uma embolização de aneurisma cerebral.
Após tomar conhecimento da situação, a Defensoria Pública contatou os diretores dos hospitais, bem como os gestores estaduais de saúde, a fim de viabilizar a realização do procedimento.
Ainda, de acordo com a Defensora Pública, ao analisar a situação, a Instituição constatou que levar o caso para a Justiça seria a pior das hipóteses, considerando a gravidade da situação clínica e a idade da cidadã.
“O grande problema para realizar essa transferência era a carência dos materiais imprescindíveis para a cirurgia, mas, graças à atuação extrajudicial, o processo de autorização da Sesau transcorreu de forma rápida e os materiais foram adquiridos e fornecidos na maior brevidade possível, garantindo o direito à saúde da idosa em curtíssimo período de tempo”, explica a Defensora Pública.
Mais de 50 pacientes obtiveram transferência hospitalar neste ano, em razão da atuação da Defensoria Pública. A maior parte das transferências foi garantida por meio de atuação administrativa, apenas um dos casos foi judicializado. Os casos variam desde transferências para leitos em enfermaria até transferências de urgência para realização de cirurgias ou para leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Últimas notícias

Prefeita de Palmeira determina investimentos na UPA Dra. Helenilda Veloso Pimentel

Empresa realiza entrevista virtual para aprovados em processo seletivo em Palmeira dos Índios

Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno

Prefeitura de Palmeira renova convênio com Crea-AL e sedia Encontro Microrregional de Engenharia

Reunião de alinhamento reforça planejamento estratégico e controle interno na Prefeitura de Penedo

Município de Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
