ALE aprova projeto que prioriza acesso de estudantes alagoanos a universidades estaduais
Projeto pode implementa o critério regional no acesso às universidades públicas estaduais, garantindo o acréscimo de 10% na nota final do Enem
Foi aprovado, na sessão de quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o Projeto de Lei, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que implementa o critério regional no acesso às universidades públicas estaduais, garantindo o acréscimo de 10% na nota final - do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou outro processo seletivo - aos estudantes nascidos em Alagoas ou que cursaram integralmente o Ensino Médio no estado.
O benefício é válido nos vestibulares para cursos de graduação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A comprovação do direito ao bônus será feita no ato da matrícula, com o preenchimento das condições previstas em resolução própria das universidades.
A deputada Cibele Moura afirmou que o critério de inclusão regional é um mecanismo que reduz as desigualdades no acesso ao ensino superior, já que, muitas vezes, alunos de fora de Alagoas ocupam as vagas universitárias do estado.
“Essa lei é importante para que nossos estudantes fiquem em Alagoas, constituam família e criem suas vidas profissionais aqui, ajudando toda a nossa gente. É a democratização do acesso ao ensino superior, especialmente em lugares onde a oferta é limitada e a concorrência é alta”, pontuou, agradecendo aos colegas parlamentares pela aprovação da proposta.
O projeto segue, agora, para sanção do Executivo Estadual.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
