[Vídeo] Líder de facção é localizado e preso em bar na parte alta de Maceió
Polícia aponta ele era responsável pelos faccionados que estavam presos
Uma operação deflagrada na tarde desta terça-feira (9) pela Seção de Capturas, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil, resultou na prisão de um dos maiores líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), em Alagoas.
Ele foi surpreendido pelos policiais civis quando se encontrava em um bar e restaurante, localizado na Rua Doutor Júlio César de Mendonça Uchôa, no bairro Antares, parte alta de Maceió.
As investigações apontam que o homem preso, de 29 anos, foi denunciado pelo tráfico de drogas e outros crimes, juntamente com mais 104 membros da facção criminosa, após uma investigação iniciada pela polícia alagoana em abril de 2019.
O trabalho investigativo durou meses e acumulou muitas horas de interceptação telefônica, inclusive de ligações feitas pelos integrantes do grupo criminoso de dentro do presídio.
Conforme foi apurado, o homem preso ocupava elevada posição hierárquica na cadeia de comando do PCC em Alagoas, na função denominada “Geral do Sistema”.
Entre as atribuições da função, enquanto esteve solto, ele era responsável pelo controle dos faccionados que estavam presos, como também pelos “batismos” (ingressos de novos integrantes) e cadastro de todos os integrantes do grupo.
Era também de sua responsabilidade, organizar o combate às facções rivais, especialmente ao Comando Vermelho (CV) que também tem atuação em Alagoas.
Também elaborava relatórios diários, semanais e mensais, contabilizando quantas pessoas tinham sido mortas pelo PCC no Estado na guerra entre os grupos rivais.
O líder também tinha o controle de telefones celulares pertencentes à facção tanto fora como dentro dos presídios.
Outra atribuição era participar de conferências onde eram traçadas as ações do grupo criminoso em Alagoas.
Os levantamentos constataram que algumas lideranças da facção em Alagoas estão em outros Estados, inclusive em presídios.
Após ser preso, o líder criminoso será agora levado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça para responder entre outros crimes pelo tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Últimas notícias
Lula ainda analisa nomes para substituir Gleisi Hoffmann na SRI
Trump diz que guerra no Irã pode acabar em “duas ou três semanas”
Prefeita Ceci garante reajuste de 6% e rateio para profissionais da educação em Atalaia
Elefante-marinho é encontrado morto em Jequiá da Praia; Biota é acionado
Cabo Bebeto vota nulo e critica escolha política para vaga no TCE-AL
Alagoas adere a programa para reduzir imposto sobre diesel importado
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
