Iplan promove oficinas para o Plano Diretor: participação da população é essencial
Eventos ocorrem na sexta (19) e no sábado (20)
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) convida a população para participar das oficinas de Revisão do Plano Diretor. As atividades ocorrerão na próxima sexta-feira (19) e no sábado (20), com a participação de diversos setores da sociedade e dos cidadãos maceioenses.
Na sexta-feira (19), o evento será destinado ao Conselho do Plano Diretor, que inclui representantes de instituições educacionais e científicas, associações de moradores, ONGs, sindicatos e empresários envolvidos no desenvolvimento urbano.
Já no sábado (20), é a vez da população contribuir com suas ideias e perspectivas para o futuro de Maceió. A oficina acontecerá na Escola Municipal Nosso Lar, no bairro Ponta Grossa, das 8h às 18h.
As oficinas buscam abordar questões emergentes globais e locais relevantes para o planejamento urbano, como mudanças climáticas, direito à cidade e a reestruturação da paisagem urbana. A metodologia adotada garante que a população participe de discussões em busca do desenvolvimento urbano sustentável, resiliente e inclusivo da cidade, garantindo que as necessidades e aspirações do povo maceioense sejam ouvidas.
Sobre a oficina
Considerando a realidade com eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, a primeira oficina trata da questão “Mudanças Climáticas”. Na oficina, os participantes serão divididos em três grupos para discutirem os seguintes temas transversais relacionados à questão central:
1. Habitação, expansão urbana, dinâmica imobiliária, segurança urbana, patrimônio cultural, uso e ocupação do solo.
2. Qualidade urbana e ambiental, meio ambiente, áreas de risco à vida, saneamento ambiental.
3. Desenvolvimento econômico, turismo, mobilidade e transporte, equipamentos públicos.
As oficinas serão realizadas em diferentes territórios da cidade, levantando potencialidades, problemas, ações e diretrizes. A metodologia conta ainda com a possibilidade de contribuições online por meio de formulários. O objetivo é garantir a participação ativa da população e do Conselho do Plano Diretor em todas as etapas do processo, resultando em um plano atualizado e eficaz, que reflita uma visão coletiva e estratégica para o futuro de Maceió.
Para se inscrever na primeira oficina, a população deve responder o formulário online disponível no site: planodiretor.maceio.al.gov.br.
Próximas datas de oficinas:
1. Mudanças climáticas: 20.07. Escola Municipal Nosso Lar, no bairro Ponta Grossa, das 8h às 18h.
2. Direito à Cidade: 27.07. Local: a ser divulgado em breve.
3. Reestruturação da Paisagem Urbana: 03.08. Local: a ser divulgado em breve.
Últimas notícias
[Vídeo] Moto é encontrada abandonada em frente à Cilel, em Arapiraca
Tartaruga-de-pente é flagrada em desova na praia de Jacarecica, em Maceió
Criança de 1 ano morre após carro invadir residência no interior de Alagoas
Incêndio atinge mercadinho no bairro Canafístula, em Arapiraca
Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas durante patrulhamento em Rio Largo
Mulher é morta a tiros dentro de casa durante tentativa de assalto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
