Maternidade do Hospital da Cidade inicia vacinação de recém-nascidos e puérperas
Nas primeiras horas de vida, recém-nascidos receberão as vacinas BCG e Hepatite B; puérperas também podem atualizar a caderneta de vacinação na maternidade
A Maternidade do Hospital da Cidade (MHC) deu início, neste mês de julho, à imunização de recém-nascidos com as vacinas BCG e Hepatite B. Os bebês, nascidos no local, têm a oportunidade de serem vacinados antes da alta hospitalar. Além disso, as puérperas, mães dos recém-nascidos, também podem ter sua situação vacinal avaliada e atualizada, caso seja necessário.
A vacina BCG é a principal maneira de prevenir formas graves de tuberculose. Sua aplicação, além da vacina Hepatite B, deve ser feita ao nascer, ou o mais precocemente possível, conforme orientação do Ministério da Saúde.
“A aplicação da BCG, quando feita na maternidade, garante uma melhor cobertura vacinal, trazendo mais comodidade para a família, que já sairá do hospital com seu bebê vacinado”, destaca Jéssica Soares, enfermeira da Coordenação Técnica de Imunização de Maceió.
Ainda segundo a enfermeira, existem situações em que o recém-nascido não recebe a vacina BCG, como por exemplo em casos de bebês prematuros. Com isso, é importante ficar atento para realizar a imunização da criança em tempo hábil.
“Algumas crianças podem não receber a vacina BCG na maternidade devido ao peso. A vacina só poderá ser administrada em recém-nascidos a partir dos 2 kg. Aquelas que nascem em maternidades privadas ou em domicílio também precisarão procurar uma unidade de saúde de referência para essa vacinação, sendo a vacina administrada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, em caso de atraso”, conclui Jéssica.
Caso a vacinação não ocorra ainda na maternidade, as Unidades Básicas de Saúde realizam a administração da BCG em dias específicos. (Veja aqui as Unidades de Referência para administração da BCG).
Maternidade Pública Municipal
Localizada no Hospital da Cidade (HC), no bairro da Gruta de Lourdes, a primeira Maternidade Pública de Maceió conta com 41 leitos disponíveis para atender mães em situações de risco habitual e alto risco, além de uma equipe de profissionais qualificados e equipamentos modernos para garantir um atendimento completo e eficaz.
A nova estrutura da maternidade inclui 22 leitos obstétricos, 10 leitos de UTI Neonatal e 9 leitos de observação. Vale ressaltar que o atendimento no HC não é realizado de forma direta, sendo necessário o encaminhamento das pacientes por outras unidades de saúde.
Além da maternidade, o Hospital da Cidade também conta com uma UTI Pediátrica, que atende crianças de 2 meses a 14 anos. Com 10 leitos já em funcionamento, a unidade oferece um atendimento integral, contando com profissionais de diversas áreas, como psicologia, nutrição, fisioterapia e odontologia.
Últimas notícias
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8
Brasil aprova a 1ª vacina de dose única do mundo contra a dengue
'Um cônjuge é suficiente', diz Vaticano aos católicos em novo decreto
Bolsonaro e mais 5 presos por plano golpista passam hoje por audiência de custódia
Homem é detido por ameaça, roubo e dano contra ex-companheira em Palmeira dos Índios
Jovem é achado morto com tiro no pescoço no município de São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
