Primeiro dia do G20 em AL debate importância da ampliação do acesso à conectividade
40 delegações internacionais fazem parte do G20 e participam dos debates

Após reunião do 1º dia do G20 nesta segunda-feira (09), que está ocorrendo em Maceió, os coordenadores do evento, membros do Governo Federal, concederam uma entrevista coletiva à imprensa para falar sobre os pontos importantes tratados na reunião. Daniel Cavalcanti, Coordenador Geral de Políticas Públicas, Hermano Tercius, Secretário de Telecomunicações e Jeferson Nacif, Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Governo Federal, explicaram como a inclusão digital afeta a vida da população mundial em diversos aspectos.

40 delegações internacionais fazem parte do G20 e participam dos debates sobre Inclusão Digital e Conectividade Universal Significativa. O primeiro a falar foi o Secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius. O secretário ressaltou a importância dos países em geral terem uma visão mais ampla da importância e da necessidade de inserir o digital como forma de garantir a conectividade entre todos.
Tercius mencionou, também, que a ideia do grupo é finalizar os debates com um produto substancial em mãos, que seriam relatórios com informações reais que ajudem o governo brasileiro na promoção de políticas públicas que desenvolvam ainda mais o ambiente digital e que possam trazer mais qualidade de vida para as populações dos 20 países que compõem o G20, além dos países convidados.
Daniel Cavalcanti, Coordenador Geral de Políticas Públicas, também falou em coletiva, e comentou sobre o uso da internet em ambientes de estudos. Ele pontou o que estaria como prioridade para ser desenvolvido no Brasil nesse aspecto, como a necessidade de levar a conectividade para áreas em que a tecnologia ainda não chegou. Daniel explicou que, embora 95% da população brasileira relate ter acesso a internet, grande parte desses acessos são precários, ou não duram o mês inteiro.
Jeferson Nacif, Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, mencionou também a necessidade de ampliar o acesso da conectividade para a população, uma vez que a precariedade dessa conectividade atrapalha não apenas o lazer das pessoas, que utilizam a internet como forma de entretenimento, mas também a economia local.
Nacif exemplificou o assunto com a forma, atualmente, em que mais se fazem pagamentos no Brasil, o Pix. Ele ressaltou que com uma conectividade precária a população fica prejudicada ao tentar efetuar uma compra, assim como o comerciário também se prejudica ao não ter acesso a uma boa internet. Ele fala que é importante a implementação de internet móvel nas ruas, para que haja, de fato, inclusão digital e conectividade significativa para todos.
O encontro do G20 teve início nesta segunda-feira (09) no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Mangabeiras, Maceió. O evento segue até o dia 13 de setembro.
Veja também
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
