Primeiro dia do G20 em AL debate importância da ampliação do acesso à conectividade
40 delegações internacionais fazem parte do G20 e participam dos debates
Após reunião do 1º dia do G20 nesta segunda-feira (09), que está ocorrendo em Maceió, os coordenadores do evento, membros do Governo Federal, concederam uma entrevista coletiva à imprensa para falar sobre os pontos importantes tratados na reunião. Daniel Cavalcanti, Coordenador Geral de Políticas Públicas, Hermano Tercius, Secretário de Telecomunicações e Jeferson Nacif, Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Governo Federal, explicaram como a inclusão digital afeta a vida da população mundial em diversos aspectos.
40 delegações internacionais fazem parte do G20 e participam dos debates sobre Inclusão Digital e Conectividade Universal Significativa. O primeiro a falar foi o Secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius. O secretário ressaltou a importância dos países em geral terem uma visão mais ampla da importância e da necessidade de inserir o digital como forma de garantir a conectividade entre todos.
Tercius mencionou, também, que a ideia do grupo é finalizar os debates com um produto substancial em mãos, que seriam relatórios com informações reais que ajudem o governo brasileiro na promoção de políticas públicas que desenvolvam ainda mais o ambiente digital e que possam trazer mais qualidade de vida para as populações dos 20 países que compõem o G20, além dos países convidados.
Daniel Cavalcanti, Coordenador Geral de Políticas Públicas, também falou em coletiva, e comentou sobre o uso da internet em ambientes de estudos. Ele pontou o que estaria como prioridade para ser desenvolvido no Brasil nesse aspecto, como a necessidade de levar a conectividade para áreas em que a tecnologia ainda não chegou. Daniel explicou que, embora 95% da população brasileira relate ter acesso a internet, grande parte desses acessos são precários, ou não duram o mês inteiro.
Jeferson Nacif, Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, mencionou também a necessidade de ampliar o acesso da conectividade para a população, uma vez que a precariedade dessa conectividade atrapalha não apenas o lazer das pessoas, que utilizam a internet como forma de entretenimento, mas também a economia local.
Nacif exemplificou o assunto com a forma, atualmente, em que mais se fazem pagamentos no Brasil, o Pix. Ele ressaltou que com uma conectividade precária a população fica prejudicada ao tentar efetuar uma compra, assim como o comerciário também se prejudica ao não ter acesso a uma boa internet. Ele fala que é importante a implementação de internet móvel nas ruas, para que haja, de fato, inclusão digital e conectividade significativa para todos.
O encontro do G20 teve início nesta segunda-feira (09) no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Mangabeiras, Maceió. O evento segue até o dia 13 de setembro.