Maceió entra para a história com a 1ª Declaração Ministerial sobre Inclusão Digital para Todos do G20
Documento foi produzido durante reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital, ocorrida pela primeira vez na cidade
A reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 permitiu a Maceió vivenciar dois fatos históricos na última semana. Esta foi a primeira vez que a cidade recebeu o evento, de importância internacional. De maneira inédita também foi feita aqui a Declaração Ministerial sobre Inclusão Digital para Todos.
Durante três dias, as principais lideranças mundiais debateram, na capital alagoana, sobre inclusão digital, conectividade universal e significativa, governo digital, integridade da informação e confiança no ambiente digital, além de inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável. Cerca de 40 países estiveram representados com delegações.
Para o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antonio Carvalho, o documento produzido pelos ministros e lido durante a reunião, nessa sexta-feira (13), destaca o compromisso com uma economia digital segura, inclusiva, sustentável e centrada nas pessoas.
“A Declaração Ministerial aborda questões essenciais como a inclusão digital, a conectividade universal, a governança digital, a integridade da informação online e o uso da inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável. Os ministros reconheceram que, apesar dos avanços em conectividade digital, um terço da população mundial ainda não está conectada à internet, especialmente em países em desenvolvimento”, avalia.
Ele diz que o documento reforça o compromisso do G20 de reduzir pela metade a lacuna digital de gênero até 2030, evidenciando que a conectividade significativa não se refere apenas ao acesso à internet, mas também à segurança, acessibilidade, custo acessível e experiência de qualidade online.
Outro ponto relevante da discussão em Maceió, listada pelo presidente do Iplan, refere-se à ênfase na alfabetização digital e no desenvolvimento de habilidades digitais como meios para capacitar as pessoas a navegar e utilizar tecnologias digitais de forma eficaz, segura e produtiva. A Declaração reconhece que políticas eficazes, indicadores e métricas precisos são necessários para monitorar a inclusão digital, bem como para promover investimentos em infraestrutura digital.
A governança digital também foi um tema central, com os ministros destacando a importância de uma infraestrutura digital pública inclusiva e segura. Integridade da informação, a necessidade de combate à desinformação, o discurso de ódio, outros danos online e, principalmente, o uso da inteligência artificial (IA) sequenciaram as discussões.
“A IA foi amplamente discutida, com os ministros reafirmando o compromisso com o uso ético, transparente e responsável desta ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades. O documento destaca o potencial da IA para impulsionar o crescimento econômico e a inclusão social, ao mesmo tempo que alerta para os riscos de ampliar a desigualdade digital. Para mitigar esses riscos, a Declaração defende a cooperação internacional, o compartilhamento de conhecimento e a capacitação técnica em todos os países, especialmente nos em desenvolvimento”, explica.
De acordo com Antônio Carvalho, o documento reflete um forte compromisso do G20 com uma transformação digital que beneficie a todos, sem deixar ninguém para trás, buscando um equilíbrio entre inovação tecnológica e inclusão social.
Veja também
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
