Precatórios do Fundef: inicia nesta quarta (26) pagamento da 1ª parcela
Serão contemplados 25 mil professores da rede estadual de ensino
O Governo de Alagoas começa a pagar, nesta quinta-feira (26), a primeira parcela dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e Valorização do Magistério (Fundef). Serão contemplados 25 mil professores da rede estadual de ensino. A previsão do governador Paulo Dantas é que o dinheiro estará na conta dos beneficiados até esta sexta-feira (27).
Foi liberado o valor de R$ 181.890.581,58 referente ao repasse da primeira parcela para os professores que possuem conta ativa na Caixa Econômica Federal (CEF). Em relação aos servidores administrativos, a lista dos profissionais que se encontram aptos para o recebimento será divulgada até a próxima semana pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Quem tem direito a receber?
> Profissionais, ou ex-servidores, do magistério da rede estadual que comprovarem o efetivo exercício durante o período de 1998 a 2006;
> Herdeiros e pensionistas: após ter o alvará judicial que autorize o pagamento, deverão apresentar o recurso administrativo com, além da documentação pessoal, a certidão de óbito do beneficiário, o alvará judicial, a certidão de valores e a indicação das contas bancárias da Caixa Econômica Federal para o crédito conforme o deferimento.
Valor a receber
Cada profissional irá receber a quantia proporcional à remuneração percebida, de acordo com a jornada de trabalho exercida, em relação aos meses trabalhados no período, considerando como referência os valores recebidos pelo profissional, não incluídos auxílios, abonos e demais parcelas não remuneratórias. O valor do décimo terceiro salário também não será computado. Por isso, o montante varia de acordo com o tempo efetivamente trabalhado pelo servidor.
De acordo com o governo do estado, foi observada a proporcionalidade e considerados os valores recebidos a título de vencimento fixo, anuênio, quinquênio, subsídio, opção vencimental e hora-aula, percebidos, individualmente, em cada ano do intervalo em questão, sendo realizados, ao final, o somatório dos valores devidos em cada exercício.
Como saber se tenho valor a receber?
Para consulta dos valores a receber, basta acessar o site https://fundef.educacao.al.gov.
Em "meu primeiro acesso", informe o CPF, o número da conta bancária, ou o número de ordem no contra cheque (servidor efetivo).
O prazo para contestar os valores, o período em que trabalhou ou, ainda, em caso de ausência do nome, é até o dia 30 de novembro.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
