MP/AL alerta população sobre irregularidades camufladas em altos descontos
Órgão divulgou uma nota com orientações sobre o que o consumidor deve fazer para se prevenir

O Ministério Público de Alagoas (MP/AL), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor, divulgou nesta terça-feira (5) um alerta à população sobre possíveis irregularidades camufladas nos altos descontos, especialmente no período da "Black Friday", que está prevista para o dia 29 de novembro deste ano.
“O consumidor deve ficar atento, pois na Black Friday existem empresas físicas e virtuais devidamente registradas e confiáveis no mercado, mas também aquelas fictícias e/ou que induzem o cidadão a uma compra que pode ser um golpe, a obter um produto, por exemplo, que não condiz com a apresentação feita virtualmente, nas redes sociais. Também é preciso investigar a origem do que está sendo ofertado, fazer uma pesquisa de preços e não efetuar a compra de imediato somente porque achou que seria vantagem”, destacou o coordenador do Núcleo e promotor de Justiça, Delfino Costa Neto.
O órgão orienta ao consumidor que se informe sobre a reputação da loja, buscando dados na internet ou com pessoas conhecidas, bem como consultar sites como "Reclame Aqui" e listas de sites não recomendados pelo Procon.
É preciso também ter muito cuidado com e-mails e sites fraudulentos, e de preferência acessar sites oficiais diretamente, sem clicar link suspeitos de e-mails.
O consumidor deve utilizar comparadores de preços para avaliar a variação. Além disso, é necessário desconfiar de descontos aparentemente inflacionados em lojas físicas. Deve-se verificar também informações básicas do fornecedor, como CNPJ/CPF, endereço e dados de contato.
É interessante, sempre que efetuar uma compra, guardar o registro como e-mail de confirmação e nota fiscal, como também deve confirmar o estado do produto antes de assinar o recebimento.
Caso a forma de pagamento seja por meio de boleto bancário, as pessoas devem fazer o pagamento com cautela, preferindo PDFs a páginas web para reduzir o risco de fraude.
Por fim, verifique o prazo de entrega e as políticas de troca e devolução. Caso ocorram problemas ou abusos, o consumidor pode contatar o fornecedor diretamente ou recorrer ao Portal Consumidor (www.consumidor.gov.br), ou procurar o Procon mais próximo.
Veja também
Últimas notícias

Carro capota e deixa feridos no Povoado Gavião, em Palmeira dos Índios
![[Vídeo] Chuva de pétalas marca despedida emocionante de Dona Helena](https://img.7segundos.com.br/GLbRmVf6aIjTmM5Gg0p2TpLYGOc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-16-at-110416.jpeg)
[Vídeo] Chuva de pétalas marca despedida emocionante de Dona Helena

Colisão entre carro e motocicleta deixa duas pessoas feridas na Ladeira do Catolé
![[Vídeo] Último desejo de Dona Helena emociona familiares e amigos durante velório](https://img.7segundos.com.br/UTbafu1YZQDhvJjfJDh_8W0n0cw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/22f8b3c1-576d-4b3a-8081-7303810bc812.jpeg)
[Vídeo] Último desejo de Dona Helena emociona familiares e amigos durante velório

Homem com mandados de prisão em aberto é preso na orla de Maragogi

Polícia Militar retira 23 armas de fogo de circulação no intervalo de uma semana
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
