Gruta e Serraria ganham faixa compartilhada para ciclistas e cadeirantes
Medida incentiva a mobilidade ativa e vai interligar as ciclovias da Fernandes Lima e da orla de Cruz das Almas
A Prefeitura de Maceió, por meio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), implantou um novo corredor de passeio compartilhado. A novidade liga a ciclovia da Av. Fernandes Lima à ciclofaixa da Av. Muniz Falcão, no Barro Duro, passando pela Gruta de Lourdes e Serraria.
O espaço começa no cruzamento da Av. Fernandes Lima com a Rua Ariosvaldo Pereira Cintra, com 885m de faixa bidirecional, passando pelo Hospital da Cidade, seguindo pela Av. Nelson Marinho de Araújo, com 190m de faixa bidirecional e 1.370m de faixas unidirecionais, seguindo o respectivo sentido das vias. A faixa continua na Rua Adolfo Gustavo, com mais 117m, totalizando 2.622m de extensão.
“A faixa vai garantir melhor mobilidade para ciclistas e também cadeirantes, que já utilizam o espaço recém-criado e também outros pontos, como a faixa da orla e a ciclofaixa do torcedor, na Av. Siqueira Campos”, destaca André Santos, diretor-presidente do DMTT.
O espaço segue o pensamento do órgão, de interligar pontos da cidade com faixas seguras para os ciclistas, pedestres e cadeirantes. “Você consegue sair de bairros como a Gruta ou os que margeiam a Fernandes Lima ou Durval, e chegar à orla de Cruz das Almas, de forma segura”, pontua André.
Sandra Batista, moradora de um condomínio próximo ao Hospital da Cidade falou sobre a novidade. “Até visualmente ficou melhor. Antes era um mundo de carros estacionados, agora a gente consegue pedalar, caminhar, a via livre. Ficou muito bom”, disse.
Sinalização
Com a implantação, o DMTT providenciou medidas para garantir a mobilidade urbana. No caso, foram instaladas placas com a proibição de estacionamento em toda extensão da Rua Ariosvaldo Pereira Cintra e em pontos da Av. Nelson Marinho de Araújo.
Nessas vias há placas tipo R6-c, de proibição de parada e estacionamento, todas bem visíveis para os condutores, ciclistas e pedestres. Está prevista ainda o reforço da sinalização vertical com placas R36-c.
"Estamos implementando medidas de segurança e sinalização para garantir a fluidez e proteção dos usuários nas novas faixas compartilhadas, promovendo uma mobilidade urbana mais eficiente e segura para todos", destaca Luciano Martins, diretor executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade.
Ainda está prevista a instalação de balizadores, que darão ainda mais segurança aos usuários.
Veja também
Últimas notícias
Negligência em rodovia é apontada após morte de autor de áudio viral no Sul do Piauí
Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Motociclista morre em colisão com caminhão em União dos Palmares
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
