Governo de AL debate diretrizes para a criação de uma estratégia estadual de cidades inteligentes
Projeto é desenvolvido em parceria com o ONU-Habitat

O Governo de Alagoas, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), está debatendo as diretrizes para uma estratégia estadual de cidades inteligentes. O objetivo é fortalecer as redes de tecnologia e comunicação, adotando abordagens baseadas em digitalização, energia limpa e inovações tecnológicas, com vistas a impulsionar o crescimento econômico e a melhorar a oferta de serviços, promovendo uma inclusão ampla e acessível.
A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) é o ponto focal do projeto, que visa a criação de políticas públicas, planos e ações voltadas para o desenvolvimento de uma urbanização sustentável e inclusiva. Porém, a proposta será construída de maneira colaborativa, envolvendo diversas secretarias de Estado para a elaboração de um relatório conjunto, essencial para transformar os planos de cidades inteligentes e integrar tecnologias avançadas no planejamento urbano. O foco será a regeneração urbana com base em soluções que colocam as pessoas no centro das decisões.
A oficina colaborativa para a elaboração das estratégias acontecerá nesta quinta-feira (7), às 8h, na sede da Secti, localizada no bairro do Jaraguá.
.jpg)
Alex Rosa, coordenador de Programas do ONU-Habitat, destaca que essa iniciativa faz parte da "Visão Alagoas 2030" e tem como objetivo desenvolver uma estratégia de cidades inteligentes, ajustada às realidades e necessidades específicas de cada região do Estado. “A ideia é traçar um conjunto de soluções para que Alagoas possa alcançar o desenvolvimento sustentável, com o apoio das tecnologias, e não simplesmente a tecnologia pela tecnologia”, explicou Alex.
O secretário da Secti, Silvio Bulhões, reforça a importância dessa ação e destaca a relevância de integrar o uso de tecnologias no processo de planejamento urbano para garantir um futuro mais inteligente e inclusivo para o Estado.
.jpg)
Sobre o ONU-Habitat
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) foi criado em 1978 como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, o ONU-Habitat é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em melhorar a qualidade de vida em um mundo majoritariamente urbanizado; construir cidades e comunidades seguras, resilientes e sustentáveis; e promover urbanização como uma força transformadora positiva para pessoas e comunidades, reduzindo a desigualdade, discriminação e pobreza e melhorando a qualidade e o acesso aos serviços básicos.
O Escritório Regional do ONU-Habitat para a América Latina e o Caribe localiza-se na cidade do Rio de Janeiro há mais de 20 anos. A cidade também é sede do escritório responsável pelo Brasil e Cone Sul, que conta com uma equipe dedicada aos projetos e iniciativas implementadas com o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Veja também
Últimas notícias

Abrigo Regional de Teotônio Vilela ganha brinquedoteca, playground e quadra em parceria com o MPAL

Quem é a ex-bailarina do Faustão que foi presa e acusada de crimes e que agora será musa no carnaval

Ex-estudante de medicina faz 'fortuna' com pelos nas axilas e critica Kim Kardashian

Estamos comendo plástico? Glitter em doce viraliza, e Anvisa faz alerta

Cobertura vacinal contra a poliomielite em Maceió permanece abaixo da meta

Senadora Eudócia visita cientista na Inglaterra e celebra avanço inédito contra o câncer
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
