Idosos e pessoas com deficiência podem emitir cartão de estacionamento de forma digital em AL
Solicitações podem ser feitas no site do Detran, pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e nas Superintendências Municipais de Trânsito

Para tornar o acesso mais ágil e prático a um direito garantido por lei a idosos e Pessoas com Deficiência (PCDs), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas se habilitou junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para que esses condutores possam emitir as credenciais de estacionamento pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Em Alagoas, desde 2020, foram emitidas 3.180 credenciais para idosos e PCDs habilitados, tanto pela CDT como pelo site do Detran.
No estado, 134.400 usuários que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão aptos a fazer essa solicitação. De acordo com Lígia Teixeira, assistente de Trânsito do Detran, para as emissões feitas pela CDT a credencial é vitalícia para os idosos. No caso dos PCDs, a validade do cartão de vaga especial será mantida com base no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
“Essa é mais uma etapa que conseguimos avançar no processo de digitalização dos serviços do Detran. É dessa forma que chegamos mais próximos da população, e principalmente desse público que precisa de uma atenção especial e mais acessível”, afirmou.
Idosos e PCDs não habilitados
O documento também pode ser solicitado para veículos que fazem o transporte de idosos e PCDs que não possuem CNH. Caso esses usuários residam em cidades onde o trânsito não é municipalizado - ou seja, onde não há SMTT - eles precisam procurar o atendimento presencial no prédio sede do Detran em Maceió, nas 14 Ciretrans do interior ou nas Centrais Já!.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
