Primeira noite do 31º Festival Municipal de Bumba Meu Boi celebra cultura e tradição em Jaraguá
Evento reuniu 12 grupos que encantaram o público com temas criativos e apresentações emocionantes
Entre cores, música, histórias e muito amor pela cultura popular, o Estacionamento de Jaraguá se transformou em um grande espetáculo na primeira noite do 31º Festival Municipal de Bumba Meu Boi. Realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o evento reuniu 12 grupos de Bumba Meu Boi que emocionaram o público com apresentações marcadas pela criatividade e pelo resgate cultural.
Com temas que variaram entre homenagens a figuras históricas e celebrações à cultura nordestina, os bois trouxeram ao público mensagens de fé, paz e preservação das tradições. O evento foi uma grande demonstração de que o Bumba Meu Boi segue vivo na vida dos maceioenses.
Cada grupo trouxe uma abordagem única para a arena. O Boi Pacato abriu a noite exaltando as belezas de Alagoas, enquanto o Boi Fênix arrancou risos e aplausos ao homenagear os irreverentes Mamonas Assassinas. A magia dos personagens encantados, como Papai Noel e do Sítio do Picapau Amarelo, foi destaque do Boi Águia Dourada, seguido pelo Boi Escorpião, que trouxe à cena o universo literário de Graciliano Ramos.
As temáticas também tocaram a fé e a cultura popular, com o Boi Rotweiller homenageando Nossa Senhora e o Boi Trovão levando o público ao México. Já o Boi Jaguar e o Boi Dragão Kids celebraram as belezas e tradições de São João, enquanto o Boi Tigre enveredou pelos mistérios do povo cigano. O Boi Imperador exaltou as belezas do tradicional folguedo Guerreiro de Alagoas, e o Boi Pantera emocionou com sua mensagem de paz e combate ao preconceito. Para encerrar, o Boi Anaconda trouxe a força e o romance do cangaço com Lampião e Maria Bonita.
Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, o festival reafirma a importância de preservar e fomentar a cultura local. “O bumba meu boi é uma das maiores expressões da nossa identidade cultural. Ver a energia e a dedicação de cada grupo nos motiva a seguir apoiando eventos como esse, que valorizam nossa história e encantam o público. Nossa gestão JHC está muito feliz em realizar o 31º festival,” destacou.
O presidente da Liga de Bumba Meu Boi, Allan Vitor, celebrou o sucesso do evento. “É emocionante ver tantas pessoas reunidas, celebrando a tradição e se conectando com as mensagens que cada grupo trouxe. Isso mostra a nossa força do Bumba Meu Boi em Maceió e a paixão de quem mantém essa cultura viva,” disse.
No meio da plateia, o maceioense Carlos Roberto da Silva, que assistiu ao festival com a esposa e os dois filhos, não escondeu a emoção. “Faz parte da nossa cultura, e trazer meus filhos aqui é uma forma de mostrar para eles a beleza e a riqueza das nossas tradições. Foi incrível!,” afirmou.
O 31º Festival Municipal de Bumba Meu Boi continua neste domingo (1º) com a aguardada apresentação dos grupos do Grupo Especial. O evento começa com uma abertura especial realizada pelos bois Portela e Divino, seguida por 15 grupos que prometem encantar o público com performances vibrantes. A ordem de apresentação será: Pérola, Treme Treme, Cão de Raça, Dragão, Africano, Safary, Diamante, Força Bruta, Axé, Kimera, Bumbá Alagoano, Lacrau, Vingador, Águia (Vergel) e Cobra Negra.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
