Caso Kleber Malaquias: MP ajuíza ação por improbidade administrativa contra delegado
Delegado Daniel Mayer é acusado de atrapalhar as investigações do homicídio do empresário

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) , por meio da 2ª promotoria de Justiça de Rio Largo com apoio do Núcleo de Defesa do Patrimônio (Nudepat) ajuizou ação civil pública de responsabilidade por atos de improbidade administrativa em desfavor do delegado de Polícia Civil Daniel José Galvão Mayer, que atuou nas investigações do homicídio do empresário Kleber Malaquias ocorrido em julho de 2020.
Na ação, o Ministério Público requer o afastamento do delegado do cargo público pelo prazo de 90 dias, podendo este ser prorrogado por mais 90, em conformidade com o artigo 20, parágrafos 1º e 2º, da Lei de Improbidade Administrativa. Além disso pela proibição de exercício de qualquer função pública durante este lapso temporal, bem como seja proibido de ingressar / permanecer em qualquer repartição policial e manter qualquer tipo de comunicação (física ou eletrônica) com a Polícia Civil, como forma de dar efetividade à medida cautelar requerida.
Foi requerida, também, a aplicação de sanções previstas na mencionada lei, penalizando-o com o pagamento de multa civil de até 24 quatro vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a quatro anos.
A ação é justificada pela possibilidade de o delegado, mesmo afastado parcialmente por medida cautelar assumir algum cargo administrativo, o que contribuiria para a manutenção de sua influência sobre outros policiais civis.
É ressaltado na ação que, pelos autos, a conduta do delegado configura ato de improbidade administrativa atentando contra os princípios da Administração Pública, especialmente a legalidade, a impessoalidade e a moralidade.
Veja também
Últimas notícias

Rafael Brito celebra anúncio de bolsas de mestrado em Stanford para estudantes alagoanos

Veículo furtado é achado abandonado em Matriz de Camaragibe

Após três dias preso, “Segurança do Amor” deixa a prisão no Sertão alagoano

Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios convoca pacientes diabéticos para recadastramento

Mutirão de Cirurgias realiza mais uma etapa nesta sexta (18) em Palmeira dos Índios

Arapiraca implanta projeto de irrigação inteligente na Ciclovia do Trabalhador
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
