Parlamentares se reúnem para tratar as diretrizes da educação em 2025
Encontrou contou com a presença Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, o deputado alagoano Rafael Brito (MDB/AL)
Parlamentares da Frente Parlamentar Mista da Educação estiveram reunidos nessa terça-feira (3) para realizar o planejamento estratégico e traçar as diretrizes da educação brasileira em 2025. Com a presença de deputados, senadores, representantes de organizações do terceiro setor e entidades da área, o evento tratou de temas centrais como educação básica, ensino superior, valorização dos professores e a ampliação do ensino integral, entre outros.
Os participantes elaboraram um diagnóstico das demandas educacionais, propondo pautas prioritárias alinhadas ao Plano Nacional de Educação (PNE) e ao Sistema Nacional de Educação. A próxima etapa do planejamento será a definição de prioridades para as coordenações temáticas da Frente, considerando as metas do PNE, cuja vigência atual se encerra em dezembro de 2025, e outros marcos legais relevantes.
Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, o deputado alagoano Rafael Brito (MDB/AL) destacou a importância de reunir a equipe técnica das instituições parceiras da Frente, que, durante todo o ano, trabalharam na construção de ideias e modelos de educação para o Brasil.
“Ter o apoio e o auxílio de um corpo técnico qualificado, que vive e conhece de verdade a educação do nosso país é, sem dúvidas, o nosso diferencial para traçar estratégias e pensar em políticas públicas que ajudem a resolver antigos problemas da educação no Brasil. Saímos desse evento com a certeza de que devemos entregar para a nossa sociedade, através do Congresso Nacional, uma educação mais rica e que dê os resultados que a gente espera”, destacou Rafael Brito.
Durante o evento, o deputado alagoano enfatizou que a bancada da educação irá reagir aos cortes de gastos da educação, anunciados recentemente pelo governo federal, procurando um bom caminho para todos e que possa manter a educação com os recursos necessários para o desenvolvimento do setor.
Num segundo momento, foi realizado um almoço, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, para debater a educação infantil - que abrange crianças de 0 a 5 anos e é a primeira etapa da educação básica - no Plano Nacional da Educação (PNE).
No evento, Rafael Brito destacou ainda a importância de garantir o acesso a uma educação infantil de qualidade, da creche até a pré-escola. “A educação infantil merece a nossa atenção e a dedicação do nosso trabalho. É uma etapa essencial para a formação das crianças e para o desenvolvimento infantil. O Congresso precisa pensar e trabalhar políticas públicas eficazes que priorizem a universalização do acesso às creches”.
Também estiveram presentes no evento representantes do SESI, UBES, UNE, Instituto Sonho Grande, Itaú Educação e Trabalho, Todos pela Educação, Instituto Península, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Itaú, além da senadora Professora Dorinha (UNIÃO/ TO) e dos deputados Pedro Uczai (PT/SC), Luciene Cavalcante (PSOL/SP), Tabata Amaral (PSB/SP), Idilvan Alencar (PDT/CE), Talíria Petrone (PSOL/RJ), Otoni de Paula (MDB/RJ), Chico Alencar (PSOL/RJ), Professor Reginaldo Veras (PV/DF), Sidney Leite (PSD/AM), Hugo Motta (REPUBLICANOS/PB), Luísa Canziani (PSD/PR) e Átila Lira (PP/PI).
O evento aconteceu no Centro de Formação do Sesi, em Brasília.
Veja também
Últimas notícias
Adolescentes do sistema socioeducativo participam do Mutirão da Aprendizagem Profissional
MPF e DPU são contra acordo entre Estado e Braskem e exigem novo complexo de saúde mental
DMTT amplia prazo de permissões para o transporte escolar
Vigilância Sanitária interdita avícola com atividade irregular na Levada
Polícia Militar registra ocorrência de incêndio em área de preservação em Fernão Velho
Suspeito de liderar bando criminoso em Palmeira dos Índios é morto em confronto com policiais
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
