Ricardo Calado é reeleito corregedor-geral da Sefaz Alagoas
Auditor fiscal da Receita Estadual tem 22 anos de carreira na Sefaz e ocupa a função de corregedor desde 2019
O auditor fiscal da Receita Estadual (Afre) Ricardo Calado foi reconduzido à função de corregedor-geral da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz). A nomeação foi oficializada pela Portaria nº 2040/2024, publicada nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial do Estado (DOE). Formado em Direito e com pós-graduação em Direito Tributário, Calado ingressou na Sefaz em 2002. Entre 2007 e 2019, integrou a Comissão Permanente de Sindicâncias e Processos Disciplinares, antes de assumir a Corregedoria Fazendária (Correfaz).
Com foco preventivo e pedagógico, a Correfaz promove a ética e a integridade no órgão. Entre as principais atribuições da Corregedoria está a gestão disciplinar dos servidores. Desde que Ricardo assumiu esta função, em maio de 2019, foram instaurados 70 procedimentos correcionais, dos quais 56 já foram concluídos. Esses processos buscam apurar possíveis irregularidades, identificar os responsáveis e aplicar as penalidades cabíveis.
“A Corregedoria é fundamental para garantir uma prestação de serviço público íntegro e eficiente. Atuamos de forma preventiva, analisamos vulnerabilidades e identificamos oportunidades de melhoria. O objetivo é aprimorar a gestão e buscar a excelência administrativa”, destaca Calado.
Calado expressa entusiasmo com o novo mandato e destaca sua intenção de consolidar os avanços da gestão anterior. Ele pretende fortalecer a parceria interna com o Compliance e a Comissão de Ética, além de estabelecer vínculos com órgãos externos, como a Corregedoria Geral da União (CGU).
Sobre seus 12 anos de experiência na Comissão Permanente de Sindicâncias e Processos Disciplinares, ele ressalta que o período foi fundamental para adquirir conhecimento e experiência na área correcional. “Tenho uma equipe altamente competente, o que facilita alcançar os objetivos da gestão. Também contamos com o apoio da secretária Renata dos Santos e de outros gestores, que colaboram para promover uma integração eficiente”, acrescenta.
Ricardo Calado planeja ainda intensificar a disseminação de informações sobre a conduta ética dos servidores. A iniciativa educativa, focada no Código de Conduta e Ética da Sefaz, busca reduzir a ocorrência de processos disciplinares, utilizando a conscientização como principal ferramenta de prevenção.
Últimas notícias
Juiz declara que ação da Defensoria sobre realocação dos Flexais não é de competência da Justiça Estadual
[Vídeo] Muro da antiga Brahma desaba e atinge quatro carros em Porto Calvo
Governo vai triplicar incentivo fiscal para socorrer indústria química
Colisão entre dois carros é registrada no bairro Santa Esmeralda, em Arapiraca
PM apreende drogas e cumpre mandado de prisão em ocorrências no interior de Alagoas
Hemoal promove coletas de sangue em Olho d'Água das Flores e Viçosa nesta quinta-feira (5)
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
