‘Castelo de cartas’: perito fala da fragilidade da estrutura do prédio que desabou após explosão
Tragédia ocorrida no início de novembro deste ano causou enorme comoção em todo o país

Durante entrevista coletiva, realizada nesta sexta-feira (6), sobre os resultados periciais da explosão que provocou o desabamento de um prédio no Residencial Maceió I, no início do mês de novembro, os peritos foi levantaram a possibilidade de ter havido modificações na estrutura dos blocos das unidades atingidas. Além disso, o material que compõe a estrutura das paredes seria de concreto celular moldado, um tipo de pré- moldado, material de construção considerado leve.
Segundo a fala do perito responsável por essa avaliação, Marcelo Velez, além da própria fragilidade da estrutura dos prédios, pode também ter ocorrido uma modificação irregular na composição dos residenciais – alguma construção irregular que teria afetado a estrutura do local. Isso explicaria a proporção da destruição causada pela explosão.
O perito comparou o que ocorreu a uma castelo de cartas, para exemplificar a fragilidade da estrutura do local tingido: “Vocês podem imaginar um castelo de cartas, ou um empilhamento de peças de dominó. Uma vez que é cessada a base que dão suporte, as unidades superiores desmoronam por gravidade”, explicou.
O perito falou, ainda que os blocos que compõem a estrutura dos residenciais daquele local teriam, além da função de vedação, ou proteção do espaço, possuem, ainda, a função estrutural.
A tragédia
Uma enorme explosão, provocada por vazamento de gás de cozinha, causou o desabamento de um prédio no Conjunto Maceió I, no bairro Cidade Universitária, em Maceió. O grave acidente resultou na morte de duas pessoas, um homem de 57 anos, identificado como Gilvan da Silva, e do neto dele, Tharlysson Felipe da Silva Ferreira, de 10 anos.
Veja também
Últimas notícias

Veículo pega fogo no bairro da Cruz das Almas, em Maceió

Auxiliar técnico do CSA é demitido às véspera da partida contra o Maringá

Jovem é vítima de disparos de arma de fogo em plena luz do dia no bairro Jacintinho, em Maceió

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca

Incêndio é registrado em casa abandonada no bairro Trapiche da Barra, em Maceió

Aves Silvestres são apreendidas em aldeia na zona rural de Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
