Após ter inscrição negada, justiça determina que Ufal matricule jovem autista
Ele apresentou laudos de quatro profissionais atestando o TEA
Um jovem com autismo entrou na Justiça após ter sua matrícula de medicina negada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Davi Ramon da Silva Santos, de 21 anos, teve a entrada barrada pela banca que valida a autodeclaração. Das vagas ofertadas, duas eram destinadas a pessoas com deficiência. Nesta quarta-feira (17), a justiça determinou que a Ufal realize a matrícula do rapaz.
Antes de entrar na Justiça Federal, o jovem entrou com um recurso, que também foi negado pela banca. Ele apresentou laudos de quatro profissionais atestando o Transtorno do Espectro Autista (TEA): dois neurologistas, uma neuropsicóloga e uma psicóloga.
Ao negar o recurso, a instituição alegou que a banca de verificação é composta por avaliadores multiprofissionais, todos com doutorado e experiência em Educação Especial e TEA.
Em um trecho da decisão, emitida pela 8ª Vara Federal de justiça, a juíza federal, Camila Monteiro, afirma que não pode haver distinção de acesso à direitos para pessoas autistas, de acordo com os níveis de suporte de cada um deles: "Portanto, sem estabelecer distinções de grau de severidade, a lei determina que a pessoa com transtorno do espectro autista é deficiente para todos os fins legais." disse a magistrada.
Últimas notícias
Renan Filho é recebido por liderança da Assembleia de Deus e destaca papel social da igreja em Alagoas
Comoção marca despedida de jovem com suspeita de dengue hemorrágica em Arapiraca
Governo do Estado autoriza investimento de R$ 17 milhões em Educação para Maragogi
Segurança Cidadã e trade turístico debatem sobre ordenamento da orla marítima de Maceió
Sesau investiga morte de jovem com suspeita de dengue hemorrágica em Arapiraca
Corpo de jovem é achado em matagal no município de Passo de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
PM flagra 47 descumprimentos no 13º dia de vigência do Decreto Emergencial
