Governo de Alagoas inaugura núcleo de apoio ao fumante na Clínica da Família no Jacintinho
Iniciativa busca auxiliar os fumantes que desejam abandonar o vício do tabagismo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inaugurou, nesta quinta-feira (19), um Núcleo de Apoio ao Fumante na Clínica da Família do Jacintinho, em Maceió. A iniciativa busca auxiliar os fumantes que desejam abandonar o vício do tabagismo e, com isso, melhorar a qualidade de vida.
O tratamento é conduzido por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, farmacêutico, psicólogo, enfermeira e assistente social. Já o acesso ao Núcleo de Apoio ao Fumante é realizado por meio do Núcleo Interno de Regulação da própria unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O tabagismo é uma das principais causas de doenças graves como câncer, doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares, além de estar associado a milhões de mortes anuais em todo o mundo. Por isso, parar de fumar é essencial para promover a saúde e prevenir complicações futuras.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Eunice Canuto, a inauguração representa um marco para o bairro. “Hoje, implantamos mais um Núcleo de Apoio ao Fumante em Alagoas. É um momento muito importante para Maceió e para o bairro do Jacintinho. Com isso, as pessoas que têm dificuldades para se libertar do vício da nicotina contarão com mais um espaço”, explicou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a importância dos Núcleos de Apoio ao Fumante implantados em Alagoas.
"Através destes espaços terapêuticos a saúde pública contribui para que as pessoas abandonem o vício do cigarro e, deste modo, possam evitar doenças que podem levar à perda da vida. Eles representam mais um serviço que a Sesau disponibiliza para prevenir doenças e preservar vidas”, pontuou o gestor da Sesau.

Gabriel Pereira, de 29 anos, é o primeiro paciente do núcleo (Olival Santos/Ascom Sesau)
Primeiro paciente
Fumante há 14 anos, Gabriel Pereira, de 29 anos, é o primeiro paciente do Núcleo de Apoio ao Fumante da Clínica da Família do Jacintinho.
“Comecei a fumar muito novo, na época do colégio, e não sabia os riscos. Mas, mesmo se soubesse, provavelmente os ignoraria. Já tentei parar de fumar três vezes, mas o máximo que consegui ficar sem o cigarro foi uma semana. Essa é minha quarta tentativa e estou vendo aqui um projeto bem estruturado e espero que desta vez eu consiga parar de fumar”, disse, esperançoso.
O médico do Núcleo de Apoio ao Fumante da Clínica da Família do Jacintinho, Juan Luis Pérez, enfatizou que o acolhimento inicial é apenas o começo de um acompanhamento prolongado, que será realizado por no mínimo um ano.
“O primeiro grupo é formado por 14 participantes que querem largar o cigarro. Hoje, foi feito o acolhimento para iniciar o tratamento e o acompanhamento durante o próximo ano. Mesmo que os pacientes consigam parar de fumar antes, o suporte será mantido para garantir o sucesso do tratamento”, afirmou.
Outros núcleos
Alagoas conta com outros 16 Núcleos de Apoio ao Fumante, com suporte e acompanhamento adequado para tabagistas no Estado.
Em Maceió, os serviços estão presentes no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, no bairro Poço; no Hospital Universitário (HU), no bairro Cidade Universitária; na Unidade de Saúde João Paulo II, no bairro Jacintinho; na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), para atendimento ao servidor; e na Clínica da Família do Benedito Bentes.
Além desses quatro pontos em Maceió, a programa também oferece Núcleos de Atenção ao Fumante nos municípios de Arapiraca, Coruripe, Campo Alegre, Craíbas, Jacaré dos Homens, Junqueiro, Igaci, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pilar, Piranhas e Teotônio Vilela. Em todos esses locais, os tabagistas contam com a assistência de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de várias áreas da saúde.
Veja também
Últimas notícias

Prefeito de São Sebastião recebe o Selo ouro de compromisso com a alfabetização em Brasília

União dos Palmares recebe a 1ª Mostra Infanto-Juvenil de Artes Cênicas

Mais quatro pessoas são beneficiadas com a captação de órgãos no HGE

Manutenções afetam abastecimento de água em bairros da parte baixa de Maceió

Família pede ajuda para realizar traslado de corpo de arapiraquense que morava em Sarandi, interior do Paraná

Líder de tráfico de drogas e companheira morrem após confronto com a PM em Japaratinga
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
