Papa Francisco nomeia primeira mulher para gabinete chave da Igreja
Simona Brambilla chefiará setor responsável por ordens religiosas
O papa Francisco nomeou nesta segunda-feira (6) a primeira mulher para chefiar um importante gabinete do Vaticano, escolhendo a freira Simona Brambilla para dirigir o departamento responsável por todas as ordens religiosas da Igreja Católica.
Trata-se de um passo importante no objetivo do líder religioso de dar às mulheres mais papéis de liderança, já que até agora havia mulheres apenas como número 2 em alguns gabinetes do Vaticano.
Com a nomeação da freira italiana, uma mulher é nomeada, pela primeira vez, como responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Sé, o órgão central de governo da Igreja Católica.
O boletim diário do Vaticano designa Brambilla como “prefeita” enquanto como colíder ou “pro-prefeito” foi nomeado o cardeal Ángel Fernández Artime, um salesiano.
A agência de notícias AP lembra que um prefeito deve ser capaz de celebrar missa, um rito católico, e outras funções sacramentais que atualmente só podem ser realizadas por homens.
O departamento, conhecido oficialmente como Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, é um dos mais importantes do Vaticano, sendo responsável por todas as ordens religiosas, desde os jesuítas e franciscanos até os movimentos mais recentes e menores.
Brambilla, de 59 anos, integra a ordem religiosa dos Missionários da Consolata e era, desde o ano passado, a número 2 do departamento das ordens religiosas.
A freira substitui o reformado cardeal brasileiro João Braz de Aviz, de 77 anos.
Veja também
Últimas notícias
Nem tudo precisa ser anunciado; quem acompanha, percebe
Polícia Civil apura grave caso de violência doméstica contra adolescente em Maravilha
Educação homologa mais de 770 inscrições e divulga lista de estudantes aptos para a prova
Senador busca PGR para pedir prisão domiciliar de Bolsonaro
Incêndio levanta suspeita de crime em área próxima ao Estádio Alfredo Leahy, em Penedo
Modelo alagoana brilha na passarela da Chanel e faz história na alta-costura em Paris
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
