Alagoas registra 12 casos de dengue na primeira semana de 2025
Estado registrou uma queda comparado a 65 casos no mesmo período de 2024
A primeira semana epidemiológica de 2025 registrou uma significativa queda nos casos prováveis de dengue em Alagoas, com apenas 12 notificações, comparado a 65 no mesmo período de 2024.
Em 2024, o Brasil enfrentou uma onda de arboviroses, com 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e cerca de 6 mil óbitos, conforme os dados do Ministério da Saúde.
Até a última quarta-feira (8), já foram notificados 10,1 mil casos prováveis de dengue em 2025, com 10 óbitos em investigação. A região Sudeste, que concentra 61,8% dos casos, destaca-se entre as áreas de maior preocupação, com os estados de São Paulo e Minas Gerais somando sozinhos 50% do total de ocorrências.
Apesar da redução, o cenário nacional ainda preocupa, e o Brasil está se preparando para intensificar o controle das arboviroses com novas ações do Ministério da Saúde.
Em uma estratégia mais ampla para combater doenças como dengue, chikungunya e zika, o Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (9), a criação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses.
Este centro será responsável pelo planejamento e pela resposta coordenada entre estados, municípios, pesquisadores e outras entidades, com foco na vigilância epidemiológica, no controle de vetores e no apoio assistencial.
A iniciativa visa fortalecer as ações preventivas e de combate, mantendo uma comunicação constante entre as esferas de governo e as comunidades científicas.
Além disso, o Ministério lançou o novo Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika, que revisa e amplia o plano de 2022. A atualização busca aprimorar as estratégias de prevenção e resposta às epidemias, com diretrizes que se ajustam às realidades locais, considerando o contexto epidemiológico e os arranjos socioambientais de cada região.
Veja também
Últimas notícias
São José da Tapera conquista Selo Ouro de Referência em atendimento do Sebrae
Prefeito Leandro Silva prestigia entrega da Comenda Lêdo Ivo a junqueirense na ALE
Mulher é atacada por pitbull durante caminhada em Coité do Nóia
Polícia Civil deflagra operação contra pirataria digital no Agreste de Alagoas
Policial penal é preso após disparo em bar e ser flagrado dirigindo embriagado em Rio Largo
Defensoria Pública recomenda ações para reduzir acidentes de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
