Alagoas registra 12 casos de dengue na primeira semana de 2025
Estado registrou uma queda comparado a 65 casos no mesmo período de 2024

A primeira semana epidemiológica de 2025 registrou uma significativa queda nos casos prováveis de dengue em Alagoas, com apenas 12 notificações, comparado a 65 no mesmo período de 2024.
Em 2024, o Brasil enfrentou uma onda de arboviroses, com 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e cerca de 6 mil óbitos, conforme os dados do Ministério da Saúde.
Até a última quarta-feira (8), já foram notificados 10,1 mil casos prováveis de dengue em 2025, com 10 óbitos em investigação. A região Sudeste, que concentra 61,8% dos casos, destaca-se entre as áreas de maior preocupação, com os estados de São Paulo e Minas Gerais somando sozinhos 50% do total de ocorrências.
Apesar da redução, o cenário nacional ainda preocupa, e o Brasil está se preparando para intensificar o controle das arboviroses com novas ações do Ministério da Saúde.
Em uma estratégia mais ampla para combater doenças como dengue, chikungunya e zika, o Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (9), a criação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses.
Este centro será responsável pelo planejamento e pela resposta coordenada entre estados, municípios, pesquisadores e outras entidades, com foco na vigilância epidemiológica, no controle de vetores e no apoio assistencial.
A iniciativa visa fortalecer as ações preventivas e de combate, mantendo uma comunicação constante entre as esferas de governo e as comunidades científicas.
Além disso, o Ministério lançou o novo Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika, que revisa e amplia o plano de 2022. A atualização busca aprimorar as estratégias de prevenção e resposta às epidemias, com diretrizes que se ajustam às realidades locais, considerando o contexto epidemiológico e os arranjos socioambientais de cada região.
Veja também
Últimas notícias

Homem embrigado causa confusão e ameaça vizinhos em Arapiraca: 'vou matar'

Ônibus que saiu pista e caiu em área de mata na AL-101 transportava estudantes do Pilar

Homem é preso por agredir ex-companheira e a filha de oito anos em Arapiraca

Homem agride esposa na frente dos filhos no município de Delmiro Gouveia

Simulado de gerenciamento de crises mobiliza forças de segurança em Feira Grande

CPMI do INSS: Alfredo Gaspar denuncia blindagem para convocar envolvidos em roubo de aposentados e pensionistas
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
