Disque 100 registra mais de 37 mil violações de direitos humanos em Alagoas
Aumento de denúncias revela maior conscientização da população e combate à violência
 
                            O estado de Alagoas registrou mais de 37 mil denúncias de violações de direitos humanos de crianças, adolescentes, pessoas idosas e com deficiência em 2024, um aumento de 22% em relação a 2023, quando foram registradas 30.449 ocorrências. Os dados, divulgados neste mês de janeiro pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), representam um novo recorde.
“Ao contrário do que muitos pensam, esses dados são muito positivos para o estado. Isso significa que as pessoas estão começando a terem conhecimento de seus direitos e estão denunciando. Esses números também são fruto das campanhas que fazemos em Alagoas, como o Maio Laranja e o Junho Violeta”, explica a secretária executiva da Cidadania da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Lidiane Ferraz.
Dentre as violações registradas, a maioria ocorreu com crianças e adolescentes (22.543), seguido de pessoas idosas (8.882) e pessoas com deficiência (5.724). Em maio de 2024, mês da campanha Maio Laranja, foram registrados 402 casos de violações, sendo o segundo mês com maior número de ocorrências. Já em junho, durante o Junho Violeta, o Disque 100 registrou seu maior número de violações (158) no estado. Em 2024, o perfil do agressor mudou. As mulheres passaram a liderar o gênero do suspeito de agressão, configurando um aumento de 28,8% em comparação a 2023.
Em Alagoas, as violações contra os direitos humanos podem ser denunciadas no Disque 100, Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que além de ligações telefônicas, as vítimas podem realizar denúncias pelo WhatsApp e Telegram. Pessoas surdas ou com deficiência auditiva podem entrar em contato por videochamadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ou ainda de maneira presencial nas delegacias, Centros de Direitos e Conselhos Estaduais e Municipais, além do Disque Denúncia 181.
Veja também
Últimas notícias
 
            Homem é encontrado morto próximo a açude na zona rural da cidade de Arapiraca
 
            Homem tenta alugar moto de policial com identidade falsa e é preso em Arapiraca
 
            Serial killer de Maceió volta ao banco dos réus e enfrenta mais um tribunal do júri
 
            Acusado de matar homem em bar do Vergel do Lago é condenado a 24 anos e seis meses de prisão
 
            Justiça barra leilão de imóvel na Jatiúca e devolve área ao Município de Maceió
 
            olisão entre carro e bicicleta deixa ciclista morto na rodovia AL-220 em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                             
                                            