Rafael Brito participa do lançamento de programa para valorização dos professores
À convite de Lula, deputado esteve em Brasília para o do lançamento do programa, que visa ampliar o acesso a profissionais nas redes públicas de ensino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da educação, Camillo Santana, e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/AL), estiveram reunidos na tarde dessa terça-feira (14) na cerimônia de lançamento do programa Mais Professores, em Brasília.
O programa tem como objetivo fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
A iniciativa do governo federal foi comemorada pelo deputado Rafael Brito, que destacou que o programa é um passo importante na valorização dos professores, não apenas como educadores, mas também como agentes transformadores da sociedade e enfatizou a relevância do programa como um marco para o avanço do ensino público.
“Muito importante o lançamento de hoje. A valorização dessa carreira é fundamental para que a gente construa uma sociedade mais justa através da educação. O programa vai impactar a vida de mais de 2 milhões de professores em todo o país por meio de bolsas mensais para docentes que façam pós-graduação, para alunos pontuados no ENEM que estejam cursando licenciatura, desde o início do curso até a formação. Ou seja, é um programa abrangente que faz com que a carreira do professor seja mais valorizada”, comemorou Rafael.
Durante a cerimônia, foram apresentados os objetivos do programa, que incluem a criação de incentivos para atrair docentes às regiões mais vulneráveis, a promoção de formação continuada e a melhoria das condições de trabalho nas escolas públicas.
Durante o evento, foram apresentadas as ações do programa, que incluem:
* Seleção para o ingresso na docência: Prova Nacional Docente para subsidiar os estados, o Distrito Federal e os municípios nos processos de seleção e de ingresso no magistério.
* Atratividade para as licenciaturas: Bolsa Pé-de-Meia Licenciaturas para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura.
* Alocação de professores: Bolsa Mais Professores para incentivar a atuação em regiões e áreas de conhecimento com carência de docentes.
* Formação docente: portal que visa fortalecer o desenvolvimento profissional conforme o perfil e a necessidade do docente.
* Valorização dos professores: ações de reconhecimento da importância social dos docentes, estabelecidas por meio de parcerias com outros ministérios e órgãos públicos.
Rafael Brito também enfatizou que o lançamento do Programa Mais Professores reforça a importância de ações integradas do governo federal, estados e municípios para enfrentar os atuais desafios da educação brasileira.
O evento, que aconteceu no Palácio do Planalto, também contou com a presença de autoridades, educadores e representantes de diversas instituições ligadas à educação.
Veja também
Últimas notícias

Quase 1.500 famílias de AL terão que devolver Auxílio Emergencial pago indevidamente

Babá assassinada em Maceió havia começado a trabalhar na casa há apenas cinco dias; DHPP investiga

Secretaria do Trabalho oferta 2.777 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas

Novo protocolo permite detecção de metanol em bebidas

Homem agride e arrasta mulher pela casa porque o almoço não estava pronto em Arapiraca

Em 5 meses, serial killer presa no Rio matou o namorado e mais 3 pessoas
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
