10º Batalhão da Polícia Militar promove 1º Estágio de Patrulhamento em Área Rural
Aula inaugural foi realizada nesta segunda-feira (27), no auditório do Cesmac, em Maceió

Foi realizada nesta segunda-feira (27), no auditório do Cesmac, em Maceió, a aula inaugural do 1º Estágio de Patrulhamento em Área Rural (EPAR), desenvolvido pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Palmeira dos Índios.
A solenidade marcou o início de uma jornada de 15 dias de treinamento intenso para a tropa do próprio batalhão, mas que é extensiva a outras unidades e subunidades. Fazem parte do treinamento os 7º, 9º, 3º Batalhão de Polícia Militar, além da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) e 6ª CPM/I. O evento aconteceu no auditório do Cesmac Sertão.

A iniciativa pioneira objetiva preparar os militares para lidar com as particularidades do ambiente rural, comum da região abrangida pela unidade. “A capacitação é a garantia de uma abordagem mais eficiente na prevenção e resolução de crimes, promovendo, desta forma, uma maior proteção e confiança para os moradores dessas áreas rurais” enfatizou o major Carlos Alberto, comandante do 10ºBPM.
O major também esclareceu que o 10° BPM está localizado em uma região de transição entre o Agreste e a Zona da Mata, com características geográficas e climáticas únicas, como áreas de caatinga arbustiva e remanescentes de mata atlântica. “Essa diversidade exige um modelo de patrulhamento adaptado às condições locais, diferente das estratégias utilizadas por unidades como o Bope, CpRaio e Copes, que são voltadas para outros contextos territorial”, completou o comandante.

O estágio conta com 32 alunos matriculados. A grade curricular terá instruções ministradas por militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Companhia de Raio e Copes e também da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As atividades ocorrerão em áreas das cidades de Palmeira dos Índios, Piranhas e também na capital alagoana. 1º EPAR O Estágio de Patrulhamento em Área Rural não se limita a uma abordagem tradicional focada exclusivamente em prisões e apreensões. Sua proposta vai além, integrando o policiamento comunitário, com a aproximação dos líderes locais para obtenção de informações valiosas sobre a localização de suspeitos e atividades ilícitas.
O estágio busca combater a criminalidade com ações mais precisas e adaptadas às realidades da região, como a prevenção e repressão ao narcotráfico, crimes violentos, roubos de veículos, além do monitoramento de áreas isoladas frequentemente usadas para esconderijos e práticas ilícitas.
Além disso, o EPAR prevê a realização de bloqueios estratégicos e operações de inteligência, utilizando o conhecimento do terreno e a colaboração da comunidade para antecipar e neutralizar atividades criminosas. A interação com os líderes locais e a presença nas zonas rurais mais isoladas são fundamentais para mapear áreas de risco e fortalecer o policiamento nas regiões de difícil acesso, ampliando a eficácia do patrulhamento.

Em resumo, o EPAR visa formar patrulheiros capazes de se adaptar ao território, utilizando inteligência, proximidade com a comunidade e operações estratégicas para combater a criminalidade de forma mais eficiente, garantindo segurança e ordem pública na região.
Participaram da cerimônia o tenente-coronel Raumário Jerônimo, Chefe Especial de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e palestrante do dia; o major Euclides, representando o Comandante do CPRA; o major Pedro de Oliveira, comandante do 9ºBPM e o capitão Daniel Pita, comandante da CPRaio.
Últimas notícias

Foragido de alta periculosidade é morto em operação policial no Sertão de Alagoas

Manifestantes fecham rua no bairro Santa Amélia por atraso na entrega de apartamentos

Jovem morre baleado em Maragogi

Deputado Daniel propõe reconhecimento do canto das destaladeiras como patrimônio cultural

Mulher que viralizou em live com cantor evangélico se pronuncia após sucesso na internet

Homem é flagrado com facão enquanto bebia em bar no Centro de Piaçabuçu
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
