[Vídeo] Banhistas são flagrados interagindo de forma irregular com peixes-boi em praias de AL
Segundo o Biota, o ato de tocar, dar alimento, aproximar ou atrapalhar a passagem desses animais é crime
O Instituto Biota de Conservação Ambiental (Biota) divulgou, nesta quarta-feira (29), imagens de pessoas interagindo de forma irregular com animais marinhos silvestres, como peixe-boi e tartarugas, em praias de Alagoas. Esse tipo de atitude é considerada molestamento.
Segundo o presidente do instituto, Bruno Stefanis, molestamento é o ato de tocar, dar alimento, aproximar, perseguir ou atrapalhar a passagem desses animais em seu habitat natural, além de ser crime previsto na legislação ambiental, podendo pagar até multa.
"Recebemos essas imagens por meio dos internautas e encaminhamos para as autoridades competentes para que elas possam tomar as devidas providências. Isso é considerado crime aqui para o estado, principalmente porque nosso estado tem uma referência de uma legislação que protege a tartaruga e o peixe-boi. Qualquer tipo de interação seja pra machucar ou ajudar o animal tocando, é considerado molestamento e é prejudicial para ele", explicou Bruno.
Em uma das imagens, é possível ver duas embarcações cheias de passageiros cercando um peixe-boi, que fica atordoado com as movimentação. Em um determinado momento, um dos passageiros pula na água, se aproxima do animal e toca nele, fazendo com que outras pessoas tenham a mesma atitude. Esse caso aconteceu nesta quarta-feira (29), na Pajuçara, em Maceió.
Outros dois casos foram registrados na praia da Barra de São Miguel. Em um dos trechos da praia, cerca de 10 banhistas se aproximam de um peixe-boi e começam a tocá-lo. Em outro vídeo, é possível ver dois pescadores dando alimento para um animal marinho, no meio do mar.
Stefanis alertou que a interação com animais silvestres é extremamente perigoso, prejudicando também o comportamento do animal.
"Porque enquanto que ele tá interagindo com o ser humano ali, ele deixa de fazer suas funções biológicas, como reproduzir, se alimentar, e isso é prejudicial para a espécie como um todo", frisou o presidente do Instituto Biota.
Orientações
O Instituto Biota orienta a população que, ao ver um animal silvestre, não toque nele e nem dê comida, apenas contemple ou faça fotos de longe.
"A gente sempre pede: viu um animal silvestre, contemple de longe. Não interaja, não meta a mão, não tente ajudar antes de ser orientado por uma equipe devidamente especializada. Qualquer tipo de interação com animais silvestres é proibido se você não é uma pessoa habilitada. Essa atitudes são consideradas crime. As pessoas podem ser multadas e autuadas", concluiu Bruno Stefanis.
Veja também
Últimas notícias
Decolar e Azul Linhas Aéreas são condenadas por negar reembolso integral de voo cancelado
Moradores bloqueiam AL-115 em protesto contra falta de água em Igaci
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Inhapi
Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão por tentativa de homicídio em Alagoas
Polícia Civil investiga ataque a cão comunitário em Maceió
Lula defende PEC da Segurança Pública e diz que vai criar ministério
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
