Rafael Brito faz balanço dos dois anos de trabalho na Câmara Federal
Ele se destaca por iniciativas que buscam fortalecimento do ensino público, a valorização dos profissionais

No último sábado (1) os deputados federais eleitos em 2022 completaram dois anos de mandato. Entre eles, Rafael Brito (MDB-AL) se destaca por sua atuação voltada para a educação e o desenvolvimento social. Com projetos de impacto e uma postura atuante no Congresso Nacional, o parlamentar alagoano tem se destacado por iniciativas que buscam o fortalecimento do ensino público, a valorização dos profissionais da educação, geração de oportunidade para os jovens e a inclusão social.
Como ex-secretário de Educação de Alagoas, Rafael Brito levou para a Câmara sua experiência na área, propondo e apoiando projetos que garantem melhores condições para estudantes e profissionais da educação. Entre suas iniciativas, está a luta pela valorização salarial dos professores, o fortalecimento do ensino técnico e profissionalizante e a luta pela criação de um programa de incentivo a permanecia para estudantes do Ensino Médio de escolas pública em todo país, o Pé- de Meia, lançado pelo Governo Federal em janeiro de 2024, foi inspirado no Cartão Escola 10 de Alagoas.
Rafael Brito apresentou o Projeto de Lei n.º 3.380/ 2024, que propõe a ampliação do Programa Pé-de-Meia. A principal mudança sugerida é a remoção da limitação de idade para a concessão do benefício, permitindo que estudantes de todas as idades possam ser contemplados.
"Nestes dois anos de mandato, nosso compromisso tem sido transformar a vida das pessoas por meio da educação e do desenvolvimento social. Trabalhamos incansavelmente para ampliar oportunidades, como a expansão do Programa Pé-de-Meia, garantindo que mais jovens possam concluir seus estudos com dignidade. Além disso, fortalecemos iniciativas que impactam diretamente a vida dos alagoanos e de todos os brasileiros, sempre com responsabilidade e dedicação”.
Em fevereiro de 2024, o deputado assumiu a presidência da Frente Parlamentar Mista da Educação, compromisso que reflete seu profundo compromisso com a melhoria do sistema educacional brasileiro. Sob sua liderança, a frente se tornou um espaço de diálogo e ação para pautar questões urgentes, como o aumento de investimentos em educação básica, a valorização dos profissionais da área e a implementação de políticas públicas que combatam a evasão escolar.
Como relator de projetos que asseguram transporte escolar gratuito e adaptado para estudantes com deficiência, Brito ampliou a medida para incluir também a educação infantil. Além disso, vinculou o reajuste do valor da merenda escolar à inflação dos alimentos, garantindo recursos adequados mesmo em tempos de crise econômica.
Para os próximos anos, Rafael Brito reafirma seu compromisso com a educação e com o desenvolvimento de políticas que promovam igualdade e acesso ao ensino de qualidade. "Seguiremos firmes, trabalhando para construir um Brasil onde a educação seja a principal ferramenta de transformação social", declarou o deputado.
Últimas notícias

Tia Júlia recebe visita de primeira-dama e vice-prefeita de Bom Conselho para conhecer a Casa Azul

Prévias carnavalescas em Matriz de Camaragibe começam neste sábado (15)

Limpeza pública será ampliada no trajeto do bloco carnavalesco Ovo da Madrugada

PM-AL é acionada para atender violência doméstica e detém indivíduo com drogas em Pão de Açúcar
IBGE: Taxa de Desocupação em Alagoas atinge menor nível da história em 2024

A Ascensão do Futebol Feminino nos Clubes Europeus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
