Revitalização do Jaraguá: Leonardo Dias defende isenção de IPTU e redução de ISS ao limite legal
Vereador se reuniu com representantes do IPLAN e da Sefaz
O vereador Leonardo Dias (PL) se reuniu, na tarde desta sexta-feira (7), com representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) e da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) para dar continuidade às discussões sobre a revitalização econômica do bairro de Jaraguá, em Maceió.
Dentre as propostas discutidas pelo grupo de trabalho – formado há cerca de um ano – destaca-se a iniciativa do vereador de buscar incentivos fiscais para a abertura de estabelecimentos gastronômicos, como restaurantes, bares, cafés e outros empreendimentos voltados para o turismo e a educação.
Durante a reunião, Leonardo Dias defendeu que a revitalização do bairro deve ser fomentada por meio da isenção e da redução de impostos para os estabelecimentos que investirem na região.
O vereador tem proposto, durante as reuniões, a isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) por 10 anos para imóveis que tenham atividades econômicas compatíveis com a vocação natural do bairro, como bares, restaurantes, hotéis, pousadas e lojas de roupas e calçados.
Dias também defende a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS), atualmente fixado em 5%. O parlamentar busca reduzir a alíquota para 2% para segmentos de negócios que aumentem o fluxo de pessoas na região, como escolas e universidades.
“O incentivo a bairros ou ruas históricas é fundamental para a revitalização da identidade cultural de uma cidade. Isso impulsiona a geração de emprego e renda, além de fomentar o turismo na região. Esse modelo já é adotado em vários lugares do mundo, como na famosa Rua Santa Catarina, na cidade do Porto, em Portugal, e na Rua das Pedras, em Búzios, no Rio de Janeiro”, explicou Dias.
INTERVENÇÃO URBANÍSTICA
O grupo de trabalho tem discutido, há aproximadamente um ano, diversas intervenções urbanísticas com o objetivo de impactar positivamente a economia do tradicional bairro.
“O intuito é reformar as praças da região, além de criar novos espaços de lazer e fomentar a realização de shows e outras atrações culturais”, concluiu o vereador.
Uma nova reunião, desta vez com a participação do Trade Turístico e empresários da região, deverá acontecer ainda esse mês com o Vereador Leonardo Dias, o IPLAN e a SEFAZ do Município de Maceió.
“Maceió está ganhando uma nova vida e o Jaraguá, também reviverá.”, disse o Vereador.
Últimas notícias
Lula defende acabar com fundo eleitoral para Brasil ter "política sadia"
Thaís Canuto herda cobrança por hospital fechado na gestão do pai em Pilar
Renan Filho reúne multidão na orla de Maceió e campanha estima público de 80 mil
Orla de Maceió vira palco de grande ato de JHC na reta final da eleição
Bill Gates alerta que IA pode causar 'um bilhão de mortes' e defende legislação para a tecnologia
Dino derruba decisão de Mendonça e libera posts sobre Nossa Senhora
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
