MPF recomenda à Semed Maceió que adote medidas para normalizar transporte escolar
Ação ocorre em meio às recentes manifestações de pais e responsáveis de alunos que ficaram sem acesso ao serviço
O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou nesta quinta-feira (13), recomendação urgente à Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) para adoção imediata de medidas que garantam a normalização do transporte escolar no município como um todo.
A ação ocorre em meio às recentes manifestações de pais e responsáveis de alunos que ficaram sem acesso ao serviço. A recomendação orienta que a Semed promova, sem demora, a substituição dos veículos retirados de circulação por inadequação e insegurança, garantindo a continuidade do serviço público de forma regular e segura.
Além disso, a prefeitura deve assegurar que os veículos e motoristas atendam aos requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na Instrução Normativa nº 01/17 do Detran-AL e no Estatuto da Pessoa com Deficiência.
O MPF também recomendou que a prefeitura tome providências para evitar a superlotação dos veículos, garantindo que nenhum aluno seja prejudicado. Caso seja necessária a suspensão temporária das aulas para readequação do transporte, a Semed deve apresentar, em até 10 dias úteis, um novo calendário escolar para assegurar o cumprimento dos dias letivos.
Antes do envio da recomendação, o MPF já havia oficiado à Semed, no dia 12 de fevereiro, solicitando esclarecimentos detalhados sobre a indisponibilidade do transporte escolar no bairro Santos Dumont.
A medida foi tomada após representação de uma mãe residente no bairro Eustáquio Gomes, denunciando a falta de transporte para mais de 20 crianças que dependem do serviço público para acessar a unidade Gigantinho do bairro Santos Dumont.
Apesar de o prazo para resposta ao ofício ainda estar vigente, os protestos recentes reforçaram a necessidade de uma intervenção urgente para evitar maiores prejuízos à comunidade escolar.
A atual recomendação foi assinada pela procuradora da República Julia Cadete, que conduz procedimento para apurar a notícia de falta de transporte escolar na capital.
Veja também
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
