Alunos bloqueiam rua contra falta de ônibus escolar no bairro do Poço, em Maceió
Seduc informou que ainda nesta quarta-feira (19) serão enviados mais veículos para atender a demanda solicitada

Alunos da rede estadual de ensino de Alagoas realizaram um protesto, na manhã desta quarta-feira (19), em frente a Escola Estadual Theo Brandão, que fica localizada no Conjunto Santo Eduardo, no bairro Poço, para cobrar o transporte escolar. Segundo os estudantes, a frota foi bastante reduzida e não tem sido suficiente para todos os alunos.
A informação que teria sido repassada para os alunos, pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), teria sido que os ônibus estariam passando por manutenção e que, após isso, a frota seria regularizada. Entretanto, os estudantes questionam o porque dessa manutenção não ter sido feita durante o período de férias, para que eles não fossem prejudicados.
Os alunos bloquearam a pista em frente a escola Theo Brandão com galhos e sacos de lixo, e fizeram a manifestação com diversos cartazes que cobraram os ônibus escolares.
Protestos também contra a rede municipal
Na noite dessa terça-feira (18), familiares de crianças que estudam na rede municipal de ensino de Maceió também realizaram protestos, em pelo menos dois pontos da cidade, em razão da falta de transporte escolar. As manifestações ocorreram na Avenida Rota do Mar, localizada no bairro Benedito Bentes, e na pista em frente ao Parque Shopping, em Cruz das Almas. A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) esteve no local para negociar com os manifestantes.
De acordo com as mães das crianças que estão sem acesso aos ônibus escolares, a prefeitura teria garantido, em um primeiro momento, que o transporte seria fornecido, tendo elas recebido a confirmação por meio de um grupo de aplicativo de mensagens, porém, os ônibus acabaram não sendo enviados. Por essa razão, diversas crianças estão sem poder frequentar as aulas, devido a falta do transporte público, que é gratuito.
“Eu tenho três filhos que estudam em escolas diferentes, como é que vai ser? As crianças não está indo pra escola, porque moram longe, a gente não conseguiu escola perto, que já está ruim [de conseguir vaga] as escolas, hoje em dia, perto, e a gente está precisando que eles libere os transportes para os nossos filhos”, relatou uma das mães que estavam na manifestação no bairro Cruz das Almas, na noite de ontem.
Em frente ao Parque Shopping o grupo interditou os dois sentidos da pista, ateando fogo em objetos e foi necessária a intervenção da PM para que fosse liberada, pelo menos, uma das faixas.
Já no Benedito Bentes, o protesto ocorreu até as 20h e causou confusão entre passageiros de ônibus que trafegavam pelo local que tiveram que descer do coletivo e seguir a pé. Os manifestantes também atearam fogo em galhos e interditaram os dois sentidos da Avenida, bloqueando a passagem dos veículos.
De acordo com o relato de uma das organizadoras do protesto que ocorreu em Cruz das Almas, após conversa com o sargento da PM, o grupo aceitou encerrar a manifestação e disse que teria ficado acordado que os manifestantes iriam marcar uma reunião junto a Secretaria Municipal de Educação (Semed), para tentar solucionar o caso.
A redação do 7Segundos entrou em contato com a Semed e com a Seduc para saber a resposta das secretarias com relação ao problema de falta de transporte escolar tanto no município quanto no estado. Em nota, a Seduc informou que a Superintendência de Frota e Transporte Escolar já providenciou mais um ônibus para reforçar a rota que compreende a Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, localizada no bairro do Poço, em Maceió. Disse ainda que já havia informado àquela comunidade escolar que este veículo estará disponível ainda hoje.
Já a Semed, até o momento da publicação desta matéria, não enviou resposta.
Confira, a seguir, a nota da Seduc da íntegra:
Nota
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que a Superintendência de Frota e Transporte Escolar já providenciou mais um ônibus para reforçar a rota que compreende a Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, localizada no bairro do Poço, em Maceió. Como já havia sido informado àquela comunidade escolar, este veículo estará disponível ainda hoje.
Cabe ressaltar que a Seduc investiu R$ 7,6 milhões na aquisição de 15 novos ônibus escolares, que serão distribuídos entre Maceió, Rio Largo e Arapiraca, fortalecendo, assim, o serviço de transporte ofertado aos estudantes da rede estadual. Cinco deles chegaram nesta terça-feira (18) e já estão sendo emplacados para que, então, comecem a rodar.
Matéria em Atualização*
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
