Samu registra mais de 1,6 mil trotes e ligações indevidas em Alagoas durante o Carnaval
Segundo o órgão, essas ligações representam um desafio para a equipe, que precisa filtrar e priorizar os atendimentos reais

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou um total de 1.092 trotes e 643 chamadas inadequadas durante o Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março.
Em Arapiraca, das 1.686 chamadas atendidas, 537 (31,8%) foram trotes e 404 (23,13%) foram ligações indevidas, comprometendo a agilidade do serviço.
Já na Central de Maceió, das 2.737 chamadas, 555 (20,28%) foram trotes e 239 (8,73%) indevidas. Somando-se os dados das duas centrais, o Samu recebeu 1.092 trotes e 643 chamadas inadequadas, representando um desafio para a equipe, que precisa filtrar e priorizar os atendimentos reais.
Os atendimentos clínicos lideraram as estatísticas, totalizando 227 chamados. São casos relativos a dores, mal-estar e engasgos, entre outros. O atendimento psiquiátrico também se destacou, com 41 ocorrências. As tentativas de suicídio somaram 13 registros, um alerta para a necessidade de atenção à saúde mental.
Houve ainda 12 atendimentos a vítimas de arma de fogo e 9 por agressões com arma branca. O Samu também prestou socorro a 16 gestantes e realizou três atendimentos por afogamento.
O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou o trabalho das equipes.
"O Samu desempenhou um papel fundamental durante o Carnaval, garantindo o atendimento rápido e eficaz a quem realmente precisa. Os profissionais de saúde estiveram dedicados, enfrentando a alta demanda e salvando vidas, mesmo diante dos desafios impostos pelos trotes e chamadas indevidas", ressaltou o secretário.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
