Serviço Geológico e Defesas civis negam afundamento do solo na Fernandes Lima e Levada
Especulações não possuem embasamento técnico e são descartados em nota emitida por órgãos federais e Defesa Civil de Maceió
Em nota técnica lançada nesta terça-feira (18), Serviço Geológico do Brasil (SGB), Defesa Civil Nacional (DCN) e Defesa Civil de Maceió (DCM) respondem em conjunto questionamentos recentes relacionados ao afundamento do solo causado pela mineração na capital alagoana.
A nota traz, principalmente, esclarecimentos de interpretações errôneas da nota técnica 04/2022 do Serviço Geológico do Brasil (SGB), amplamente divulgada pela imprensa e em redes sociais nos últimos dias.
As afirmações que apontavam a presença de afundamento do solo causado pela mineração chegando à Avenida Fernandes Lima e ao bairro da Levada, são inverídicas.
“Afirmar que há um suposto subdimensionamento dos impactos geológicos na região não procede. Reforçamos que impactos que representem risco à segurança da população tem sido analisados, visto que a região é ininterruptamente monitorada e, ainda, lastreado nos critérios que tem sido utilizados e das informações compartilhadas no âmbito do Comitê de Acompanhamento Técnico, não se entende necessária a inclusão de outras áreas no mapa, fora as que já seguem constantemente monitoradas, sempre com foco na segurança física da população.”, diz a nota.
O documento responde ainda questionamentos sobre o uso de laser scanner no monitoramento da região afetada, assim como de topografia detalhada e esclarece, ainda, que a elaboração do documento não foi feita de forma sigilosa.
Os órgãos salientam que toda e qualquer decisão sobre a ampliação do Mapa de Linhas de Ações Prioritárias seguirá sendo pautada em critérios científicos e não em pressões externas, conjecturas ou interesses particulares/partidários.
“Ressaltamos ainda, que todo trabalho de nuance técnica deve ser lido em sua integralidade, uma vez que leituras parciais podem trazer resultados diversos do pretendido. Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso com a transparência, o rigor técnico-científico e a cooperação interinstitucional”, conclui o documento.
Veja a nota técnica na íntegra: NOTA TÉCNICA | SGB/DCN/DCM
Últimas notícias
Após ação da Defensoria, BRK apresenta mapas do esgotamento na Região Metropolitana de Maceió
Enem 2025: divulgados gabaritos e cadernos de provas do 2º dia
Moradores denunciam suspeito que estaria roubando no Conjunto Novo Jardim, no Eustáquio Gomes
Após cinco quedas consecutivas, sindicalização volta a crescer em Alagoas
Prefeita Marcela Gomes divulga programação musical da festa de 63 anos de Novo Lino
Caminhão derruba passarela, e motorista de carro morre esmagado na BR-116
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
