Três cursos de graduação da Ufal recebem nota máxima no Enade
Procuradoria Educacional Institucional reforça o desempenho satisfatório em todos os cursos avaliados
A espera pelo resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2023, confirmou o excelente desempenho da Universidade Federal de Alagoas. Todos os 22 cursos avaliados tiveram Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual ou superior a 3. A comunidade acadêmica ainda comemora a nota máxima do indicador geral atingida pelos cursos de Enfermagem, Nutrição e Engenharia Civil, todos do Campus A.C. Simões, em Maceió, que ficaram com conceito 5.
“Receber uma nota 5 no Enade é uma honra para toda a comunidade e a demonstração de que estamos trabalhando com competência. Além de manter a nota 5 de avaliações anteriores, o curso obteve a 5ª maior nota do país. Esse é o resultado de muito investimento na melhoria permanente da infraestrutura, na qualificação do quadro de pessoal [docentes e técnicos], nos grupos estudantis organizados, como PET e PEC, empresas juniores, dentre outros. É o resultado de um esforço coletivo que contribui para a formação de pessoas competentes para a sociedade brasileira”, destacou o diretor do Centro de Tecnologia da Ufal (Ctec), Vladimir Caramori.
Outros dez cursos avaliados nesse ciclo receberam conceito 4: de Maceió, Medicina, Farmácia, Odontologia, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Computação; no Campus Arapiraca a nota 4 veio para Enfermagem, Medicina e Arquitetura e Urbanismo; já no Campus do Sertão, o curso de Engenharia Civil também se destacou.
“Os resultados obtidos no conceito Enade 2023 em cursos de graduação da Ufal refletem um desempenho muito positivo, pois aumentamos a média anterior em vários cursos e mantivemos em outros. Isso é reflexo da dedicação e do esforço dos estudantes e do coletivo: docentes, técnicos e gestores, que buscam incansavelmente oferecer uma formação de qualidade. Os resultados demonstram o esforço contínuo de nossa comunidade acadêmica em busca de excelência e qualidade no ensino da graduação na Ufal”, destacou a pró-reitora de Graduação, Eliane Barbosa.
Indicadores importantes
O procurador Educacional Institucional, Deywid Melo, reforça que a lupa do Enade é para os indicadores de qualidade que mostram os desempenhos específicos de cada graduação. Entre os mais importantes ele aponta o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
E o outro indicador que a PEI acompanha de perto é o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é calculado com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta, a exemplo de corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
Nessa lupa, a Ufal se reafirma como a maior instituição pública de ensino superior de Alagoas. “É preciso entender que o Enade por si só é um indicador de qualidade e que serve de insumo para outros indicadores, e aí nesses indicadores de qualidade, nenhum dos 104 cursos da Ufal tem nota inferior a 3, ou seja, todos os cursos são satisfatórios”, evidenciou Melo.
O resultado dessas métricas são vistas como conquistas para além da graduação. “Temos observado a melhoria progressiva em todos os cursos de graduação, o que reflete também nas notas dos Programas de Pós-graduação avaliados pela Capes e no sucesso dos egressos, tanto no mercado de trabalho externo quanto na formação de pesquisadores e docentes em outras instituições de pós-graduação do país. Continuaremos investindo na melhoria constante na formação de nossos alunos”, finalizou Caramori.

Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
