CCJ veta projeto que transforma Guarda Civil de Maceió em Polícia Municipal
Relatório de Thiago Prado aponta que o texto de autoria de Leonardo Dias é inconstitucional
O projeto de lei que pretende transformar a Guarda Municipal de Maceió em Polícia Municipal recebeu parecer negativo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal da capital.
O relatório do vereador Thiago Prado (PP), apontando a inconstitucionalidade da matéria, foi publicado na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial do Município.
De acordo com o delegado vereador, a alteração da nomenclatura “Guarda Municipal” para “Polícia Municipal" é inconstitucional já que a Constituição Federal não prevê esta substituição.
“A ampliação de atribuições para ações de segurança urbana, policiamento preventivo e comunitário é válida, desde que respeitadas as competências constitucionais. (...) A mudança da nomenclatura é inconstitucional. No entanto, as demais disposições do projeto estão em conformidade com o entendimento do STF”, diz o relator do projeto na CCJ.
A matéria é de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) e prevê, além da alteração do nome, que os agentes sejam responsáveis pelo patrulhamento preventivo e ostensivo em vias e espaços públicos municipais; proteção do patrimônio público municipal, como escolas e unidades de saúde; colaboração com órgãos estaduais e federais de segurança pública em operações conjuntas; prevenção e mediação de conflitos que afetem a ordem pública no município; e pela realização de prisões em flagrante delito, encaminhando os infratores às autoridades competentes.
Integrantes da Polícia Municipal terão, caso aprovado pela Câmara de Vereadores, porte de arma de fogo, conforme a legislação federal, desde que atendam aos requisitos técnicos e psicológicos exigidos.
O vereador Thiago Prado, ainda em seu relatório, sugere que o autor da matéria apresente um projeto de lei complementar à lei que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal de Maceió.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
