Fernando Collor é preso em Maceió para início de cumprimento de pena
Decisão do ministro Alexandre de Moraes determinou a execução imediata da pena de 8 anos e 10 meses imposta ao ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi detido nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (25), em Maceió (AL), após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida decorre da rejeição de recursos apresentados pela defesa do ex-parlamentar, considerados pela Corte como tentativas de postergar a execução da pena.
A condenação, que soma 8 anos e 10 meses de reclusão, é resultado de investigações derivadas da operação Lava Jato. Com a decisão, Moraes determinou a imediata execução da pena.
De acordo com nota oficial emitida pelos advogados de Collor, a prisão ocorreu por volta das 4h da manhã, no momento em que ele seguia viagem rumo a Brasília, com o objetivo — segundo a defesa — de se apresentar voluntariamente à Justiça.
“O ex-presidente Fernando Collor de Mello encontra-se, neste momento, sob custódia na sede da Superintendência da Polícia Federal em Maceió. Até agora, essas são as informações disponíveis”, informou o comunicado.
Ainda na quinta-feira (24), Moraes classificou os últimos recursos da defesa como meramente protelatórios. Diante da solicitação do ministro, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, convocou para esta sexta (25) uma sessão do plenário virtual, com duração prevista entre 11h e 23h59, para que os demais ministros analisem a decisão. A ordem de prisão, no entanto, segue válida enquanto o julgamento ocorre.
Últimas notícias
Leonardo Dias apresenta Programa de Atenção Integrada e Reinserção Produtiva da população de rua
![[Vídeo] Hospital Regional do Agreste é alvo de novas denúncias de infiltrações e falta de leitos](https://img.7segundos.com.br/8_FEt2QfkFCcJ6wQXliT5-E_K6Q=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-19-at-120535.jpeg)
[Vídeo] Hospital Regional do Agreste é alvo de novas denúncias de infiltrações e falta de leitos

Cooperativa de Major Izidoro mira programa estadual que movimentou R$ 45 milhões em 2024

STF decide a favor da União em disputa previdenciária de R$ 131 bi

Bancada do PT garante veto de Lula e 'corta' vaga de deputado de Alagoas

MPE pede cassação de Aldo Loureiro; PDT fala em perseguição da extrema direita
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
