Lula diz que não viu Trump em funeral do papa Francisco
Evento, realizado neste sábado, em Roma, marca a primeira ocasião em que os dois líderes estiveram presentes ao mesmo tempo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não viu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Roma, durante o funeral do papa Francisco. É a primeira vez, desde a eleição do norte-americano, que os dois líderes participam simultaneamente de um mesmo evento.
"Não cumprimentei porque estava conversando com o meu pessoal sobre a questão da segurança na saída, que estava uma confusão muito grande. Não olhei nem para o lado. Não vi o Trump, na verdade", afirmou Lula em conversa com a imprensa brasileira logo após o funeral.
Questionado sobre a guerra na Ucrânia, Lula disse que o fim do conflito passa por negociação. Antes do funeral, Trump teve um encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A Casa Branca informou que a reunião foi produtiva.
"Eu não sei o que eles conversaram, eu não posso intuir a conversa. Eu acho que o que é importante é que se converse para ver se encontra uma saída para essa guerra, que essa guerra está ficando sem explicação. Ninguém consegue explicar e ninguém quer falar em paz."
"E o Brasil continua teimando que a solução é a gente fazer com que os dois sentem na mesa de negociação e encontrem uma solução. Não só para Ucrânia e para a Rússia, mas também para a violência que Israel comete contra a Faixa de Gaza", completou Lula.
Ao menos 130 delegações estrangeiras, incluindo 50 chefes de Estado e 10 monarcas, estiveram presentes no funeral de Francisco. Além de Lula, outros representantes dos Três Poderes do Brasil também marcaram presença no evento. Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados; Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal; e Luis Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), fizeram registro na celebração ao pontífice.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
