Teca Nelma cobra valorização e apoia indicativo de greve dos profissionais da educação
Além da questão salarial, Teca destacou problemas estruturais enfrentados por alunos e professores

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (29), a vereadora Teca Nelma usou a tribuna da Câmara Municipal para se posicionar a favor do indicativo de greve dos profissionais da educação da rede municipal de Maceió, marcada para começar no dia 5 de maio. A mobilização acontece após a categoria rejeitar a proposta da Prefeitura, que ofereceu 5% de reajuste parcelado. Neste primeiro momento, essa recomposição seria de apenas R$ 47 a mais no salário de quem recebe R$ 1.900.
“Para mim, não é nada justo. E não é só sobre o salário. É sobre dignidade, é sobre respeito. E é também sobre o abandono da educação pública em Maceió”, afirmou a vereadora.
Além da questão salarial, Teca destacou problemas estruturais enfrentados por alunos e professores: escolas sem ventilação adequada, falta de transporte escolar e alta rotatividade na Secretaria Municipal de Educação. “Já são quatro secretários em cinco
anos. Isso mostra o tamanho do descaso. A educação virou segundo plano”, criticou.
Teca resgatou o histórico recente de greves no município: em 2022, uma paralisação com adesão de 70% da categoria durou quase um mês. Em 2023, nova greve foi deflagrada após a recusa da gestão municipal em aplicar o piso nacional do magistério. Agora, em
2025, a pauta se repete.
A parlamentar também relembrou uma ação civil pública que contestou gastos com festas enquanto estudantes permaneciam sem transporte escolar. “Não é possível que, numa cidade com tanta desigualdade, os gestores escolham priorizar eventos em vez de garantir o básico”, completou.
Ao encerrar sua fala, Teca reforçou seu compromisso com a luta dos trabalhadores e com a educação pública: “A greve é um direito legítimo. Mas não deveria ser necessário chegar a esse ponto todos os anos. O que a gente quer é valorização real, diálogo e quer é valorização real, diálogo e responsabilidade com o futuro das nossas crianças.”
Últimas notícias

Homem é morto em via pública no município de São Miguel dos Campos

Senadora Eudócia preside no Senado debate sobre vacinas contra o câncer

Prefeita Tia Júlia visita obra de reconstrução de casa destruída por incêndio e emociona morador

Prefeitura de Palmeira estabelece ponto facultativo na sexta (2)

Abril Azul: Prefeitura de Penedo orienta famílias de crianças autistas

Arapiraca encerra abril verde com VI Fórum em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
