Hemoal tem estoque crítico e abre para doação de sangue no Feriadão do Dia do Trabalhador
Unidades de Arapiraca e Maceió irão funcionar na quinta (01), sexta (02) e sábado (03) para receber voluntários

As Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão abrir para coletar sangue no Feriadão do Dia do Trabalhador. O estoque sanguíneo está crítico, dispondo de apenas 123 bolsas, quando deveria contar com 400, o que corresponde a 30,75% do percentual mínimo necessário.
Com isso, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas conclama os alagoanos para que possam comparecer às Unidades de Arapiraca e Maceió nos próximos três dias, caso atendam aos pré-requisitos estabelecidos.
Esta iniciativa irá garantir que o estoque de hemocomponentes seja estabilizado e, deste modo, que não falte sangue para atender os casos de emergência, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.
Paralelamente, o Hemoal também estará preparado para atender aos casos de cirurgias eletivas neste período, que tenham sido previamente agendadas.
Em Maceió, a Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona nesta quinta-feira (1º), na sexta-feira (2) e no sábado (3), das 7h às 17h. A mesma escala será seguida pela Unidade Via Expressa, situada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).
Paralelamente, também irão funcionar para liberar sangue às maternidades e hospitais e atender as emergências hematológicas.
Já em Arapiraca, a Unidade Eldorado, que funciona próxima à Escola Alternativa, vai abrir para doação de sangue nesta quinta (1º), sexta-feira (2) e sábado (3), das 7h às 17h30. Todas as Unidades retomam os seus horários habituais de atendimento aos doadores de sangue na segunda (5).
Critérios para Doação
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, enfatiza, no entanto, que os candidatos à doação de sangue devem seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) caso desejem doar sangue.

Médica Verônica Guedes, diretora do Hemoal. Foto: Olival Santos/Ascom Sesau
Além de boa saúde, é necessário comparecer ao posto de coleta portando um documento oficial e original com foto, ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
“É bom ressaltar que o voluntário deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue e não deve ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento. É recomendado que o voluntário compareça ao posto de coleta bem alimentado, mas deve evitar o consumo de alimentos gordurosos”, informa a diretora do Hemoal.
Quanto aos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, ficam impedidos de doar sangue pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.
Com relação aos menores de 18 anos, é necessário comparecer aos postos de doação acompanhados de um responsável legal e que esteja portando o respectivo documento de identificação oficial e original.
Quem não pode doar
Mas há também os impedimentos permanentes para doar sangue, conforme o Ministério da Saúde. “Caso o voluntário seja acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ele ficará impossibilitado permanentemente de doar sangue, uma vez que são doenças que podem ser transmitidas no ato da transfusão sanguínea”, detalha Verônica Guedes.
Últimas notícias

No Dia dos Professores, Rafael Brito celebra aprovação de projeto que garante piso salarial a contratados temporários

Prefeita Ceci destaca transformação e valorização da Guarda Municipal de Atalaia

Carreta pega fogo e fica destruída em incêndio no Conjunto Antônio Lins em Rio Largo

Caminhão é encontrado abandonado na entrada do Sítio Luciana em Palmeira dos Índios

Câmara de Novo Lino recebe nota zero em transparência pública na gestão da ex-presidente Núbia Lima

Brasil tem mais nove casos de intoxicação por metanol, com três mortes
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
